banner 1

A definição de Código Aberto


O Código aberto não significa apenas acesso a fonte. Os termos de distribuição de um programa em código aberto precisam estar em conformidade com alguns critérios. Confira cada um deles!

1. Redistribuição Livre A licença não deve restringir nenhuma parte de vender ou oferecer o software como um componente de uma distribuição de software agregado contendo programas de várias fontes diferentes. 2. Código Fonte O programa deve incluir o código fonte e permitir a distribuição tanto na forma de código fonte quanto na forma compilada. Quando alguma forma de um produto não é distribuída com o código fonte, deve existir um meio amplamente divulgado de obter por download, sem qualquer custo, pela Internet. O código fonte deve ser a forma preferencial com a qual um programador modificaria o programa. Código fonte deliberadamente ofuscado não é permitido. Formas intermediárias como a saída de um pré-processador ou tradutor não são permitidas. 3. Trabalhos Derivados A licença deve permitir modificações e trabalhos derivados e sua distribuição sob os mesmos termos da licença do software original. 4. Integridade do Código Fonte do Autor A licença pode restringir a distribuição do código fonte na forma modificada somente se a licença permitir a distribuição de "arquivos de patch" com o código fonte com o propósito de modificar o programa em tempo de compilação. A licença deve permitir explicitamente a distribuição do software construído a partir do código fonte modificado. A licença pode exigir que trabalhos derivados tenham um nome ou número de versão diferente do contido no software original. 5. Sem Discriminação Contra Pessoas ou Grupos
A licença não deve discriminar qualquer pessoa ou grupo de pessoas. 6. Sem Discriminação Contra Campos de Trabalho A licença não deve restringir ninguém de fazer uso do programa em um campo específico de trabalho. Por exemplo, ela não pode restringir o programa de ser usado em uma empresa ou em uma pesquisa genética. 7. Distribuição da Licença Os direitos atribuídos ao programa devem se aplicar a todos para quem o programa for redistribuído, sem a necessidade da execução de uma licença adicional por essas partes. 8. A Licença Não Deve Ser Específica a um Produto Os direitos atribuídos ao programa não podem depender de o programa ser parte de uma distribuição de software em particular. Se o programa for extraído dessa distribuição e usado ou distribuído dentro dos termos da licença do programa, todos a quem o programa for redistribuído devem ter os mesmos direitos dos da distribuição original. 9. A Licença Não Deve Restringir Outro Software A licença não deve impor restrições em outro software que seja distribuído com o software licenciado. Por exemplo, não deve impor que outros programas distribuídos no mesmo meio sejam todos softwares de código aberto. 10. Exemplos de licenças As licenças GNU GPL, BSD, X Consortium e Artistic são exemplos de licenças consideradas em conformidade com a definição de código aberto.


Publicação: 03/07/03

SISNEMA

The specified statement did not generate any data

banners

Veja também...
27/06/07 -Marta profissionaliza seu futuro com diferencial
16/05/07 -Paulo aprimora conhecimentos em Linux
12/03/07 -Revista Info - Nos passos do Linux
11/12/06 -Luciano veio de Uruguaiana completar a Formação Linux
23/11/06 -Fernado busca certificação Linux Professional
06/10/06 -Paranhana Online - SISNEMA abre vaga para técnico em Linux
22/08/06 -Vantagens do SuSe Enterprise 10
17/08/06 -ZH - SISNEMA realiza palesta sobre SuSe Linux Enterprise
03/08/06 -Baguete - Evento da SISNEMA já tem mais de 400 inscritos
31/07/06 -Baguete - Treinamento em parceria com Suse
08/06/06 -Felipe veio de Caxias para os Cursos Linux na SISNEMA
31/05/06 -Especialização OpenSource na SISNEMA
03/07/03 -A definição de Código Aberto