A cada semestre o RoadShow cumpre sua meta de compartilhar com a sociedade rio-grandense novos conhecimentos na área de informática. Em um desses eventos contamos com a parceria do Projeto INICIAR, da Prefeitura Municipal de Santiago. Confira mais detalhes sobre essa bela iniciativa.
O RoadShow Tecnológico da SISNEMA, em sua segunda rodada do ano de 2005, esteve na cidade de Santiago. Lá conhecemos uma bela iniciativa da Prefeitura Municipal, que não poderíamos deixar de destacar. O INICIAR é um projeto de inclusão digital, destinado à população de baixa renda e comunidade em geral, com idade mínima de 16 anos, que tenham concluído o ensino fundamental.
A cidade de Santiago está localizada na região centro-oeste do Estado do Rio Grande do Sul é privilegiado pela sua posição geográfica e expansão do comércio, produção primária (pecuária e agricultura), indústria e prestação de serviços.
Segundo Leonardo Rossa da Costa, Coordenador e instrutor do INICIAR, o objetivo principal do projeto é a geração de renda. “Podemos atender até 280 alunos por dia, oferecendo iniciação em informática, através do desenvolvimento dos programas ministrados, buscando alternativas para autopromoção dos indivíduos e preparar os alunos para um mercado de trabalho mais competitivo”, declarou o Coordenador.
São vários os cursos oferecidos pelo projeto, entre eles: IPD, Windows, Word, Excel, Linux (Kurumin e Freedows), Star Office 5.2, Internet e Free Office. Com o grande avanço da informática torna-se cada vez mais importante o conhecimento dessas ferramentas para atuação no mercado de trabalho.
O instrutor Leonardo destaca a iniciativa da SISNEMA em levar o RoadShow até a cidade em parceria com a Prefeitura. “O evento ofereceu a oportunidade para os alunos do projeto, empresas, escolas técnicas e universidade a ampliação dos conhecimentos na área de tecnologia da informação. A SISNEMA por ser a empresa líder no mercado de tecnologia, tendo os melhores cursos, programas, certificações e profissionais da área, não poderia oferecer oportunidade melhor, do que trazer novos conhecimentos e atualizações para nosso município”, destacou Leonardo.
A aceitação do INICIAR na região é muito boa, tanto que o projeto já está completando dois anos, desenvolvendo as metas traçadas, evidenciando sempre o atendimento qualificado. Tanto que os laboratórios foram ampliados para atender a demanda de alunos, desde jovens até pessoas com mais experiência de vida.
O Coordenador também destaca alguns pontos do projeto, como: a infra-estrutura adequada, profissionais capacitados, certificação à nível nacional, conteúdo programático. Proporcionando assim, condições aos alunos de qualificar a sua mão-de-obra, sempre pensando em uma boa colocação no mercado de trabalho.
A SISNEMA tem orgulho de poder participar desses projetos, levando até a comunidade o conhecimento sobre novas tecnologias e atualizações na área de Tecnologia da Informação, compartilhando nossos 15 anos de experiência através do RoadShow Tecnológico. Acompanhe em nosso site o cronograma de eventos e inscreva-se.
Publicação: 11/10/05
Leonardo Rossa da Costa
|