O jovem Ricardo de Garibaldi veio até a SISNEMA se qualificar em Linux, após três treinamentos ele já observa os resultados dessas qualificações dentro da sua empresa.
Quando chegou na SISNEMA pela primeira vez Ricardo Lazzari, 21 anos, pretendia qualificar seus conhecimentos em ambientes Linux. Hoje depois de fazer os três módulos da Formação em Linux o aluno revela que já está aplicando todos os conhecimentos adquiridos dentro da sua realidade de trabalho.
PROFISSIONAL
O jovem mantém juntamente com seu sócio a empresa de informática, Micro Machine Informática, especializada em prestação de serviços na região de Garibaldi e arredores. Ricardo, que também é estudante, cursa Análise de Sistemas na UNISINOS, o que exige dele se deslocar todas as noites da região serrana até São Leopoldo, mostrando todo o esforço que aplica à sua carreira.
Oferecer serviços de qualidade com segurança é o lema de Ricardo, que revela as novas possibilidades que os conhecimentos trouxeram para ele e consequentemente sua empresa.
APLICAÇÃO
“As especializações em Linux proporcionaram uma nova alçada de clientes e serviços para a Micro Machine, estamos com projetos para implantação de servidores de testes em algumas empresas da cidade”, contou o jovem.
Outro ponto que ele destaca sobre a aplicação do aprendizado em Linux na SISNEMA é a utilização dentro de sua própria empresa. “Passamos a utilizar dois servidores Suse 10, um voltado para a parte de arquivos e outro com foco para internet e já estamos montando um firewall”, revelou Ricardo.
O jovem empreendedor revela que uma das grandes vantagens de utilizar a plataforma Linux é o baixo custo de implantação e no seu caso a experiência de estar aplicando na prática tudo que aprendeu.
“Estamos fazendo uma infinidade de testes isso proporciona uma segurança maior na hora de implantar no cliente, além de servir como exemplo para que eles possam conhecer as funcionalidades, segurança e praticidade de possuírem um servidor Linux”, declarou o profissional.
FUTURO
Com todos esses conhecimentos Ricardo já sente-se mais seguro ao trabalhar com o software livre, além de ter os serviços de sua empresa altamente qualificados. Tanto que ele pretende em breve fazer a certificação LPI, mas ainda não tem data prevista.
Todo o esforço de Ricardo agora é destinado ao crescimento de sua empresa, “a nossa idéia é oferecer serviços de qualidade em todas as plataformas de trabalho, poder disponibilizar ao cliente tudo que ele possa precisar”, destacou o profissional.
Um de seus projetos para 2006 é mudar a empresa para uma sala maior em decorrência do crescimento. “Vamos investir em treinamentos, seminários e participação em eventos”, revelou.
A grande evolução das tecnologias disponíveis no mercado de informática exige dos profissionais uma constante atualização, o caso do Linux é um exemplo, o programa vem ganhando espaço, a cada dia, dentro da empresas e corporações, aprimorar os conhecimentos nessa área é fundamental para quem quer obter sucesso profissional.
PROJETOS PESSOAIS
Apesar da correria entre trabalho, estudos e especializações Ricardo reserva seu tempo livre ao trabalho voluntário, envolvido em projetos com a Associação dos Universitários de Garibaldi. “Estou envolvido com a nova diretoria, Unisinos, Prefeitura e alunos para trazermos estágio e projetos de diferentes cursos para a nossa cidade”, destacou o jovem.
Para ele, que decidiu investir na cidade de origem, é fundamental que os jovens terminem o ensino superior e continuem na cidade. “Hoje ocorre migração para outras localidades em busca de oportunidades melhores de emprego. A idéia é que a pessoa depois de formada fique aqui e nos ajude a crescer cada vez mais”, contextualizou o aluno.
Mesmo em seus projetos pessoais Ricardo mostra atitudes empreendedoras. Todo o esforço que empenha na conquista de seus objetivos já mostram resultados concretos, como o crescimentos de sua empresa através dos conhecimentos adquiridos na SISNEMA. O jovem tem muitos caminhos a trilhar ainda, estes certamente lhe reservam muitas conquistas.
Publicação: 05/01/06
Ricardo Lazzari
|