Sisnema 20 Anos
 
 
 

Saiba como monitorar sua rede

Conheça as ferramentas que a SISNEMA oferece aos seus clientes para monitoramento da rede. Com soluções como essas é possível para a empresa controlar o que acontece em seu ambiente adotando ações pró-ativas evitando problemas e paradas dos serviços.

Monitorar o ambiente é uma das preocupações mais constantes entre empresas e organizações. Dispor de ferramentas que façam esse controle é fundamental para facilitar o trabalho e identificar imediatamente algum tipo de erro providenciando assim uma ação efetiva.

A SISNEMA como principal centro de tecnologia no sul do país oferece aos seus clientes uma solução completa em monitoramento focadas em maior segurança no desenvolvimento das aplicações, mantendo a rede .

Segundo Viviam Ribeiro, Gerente do Suporte da SISNEMA atualmente estão sendo utilizadas uma série de programas para esse controle com sucesso nos clientes. "O sistema de monitoramento que implementamos é composto pelo NAGIOS, CACTI e NTOP, além do Mailwatch para controle dos e-mails", declarou a profissional.

Ela destaca também a importância da adoção desses mecanismos de segurança. "A rede de uma empresa está em ameaça constante por isso sempre priorizamos a segurança com ações que representem pró-atividade com relação a possíveis problemas", contextualizou a Gerente.

Um dos aspectos destacados nesse tipo de solução é opção por controle através de gráficos e relatórios, além de alertas pelos quais o administrador pode ter a opção de ser avisado se acontecer qualquer instabilidade na rede. Proporcionando um acompanhamento realtime dos acontecimentos.

SOFTWARES – OPÇÕES

Dentre as opções de monitoramento destacam-se as seguintes soluções:

NAGIOS: é um programa open source de monitoramento de redes que verifica constantemente a disponibilidade dos serviços, local ou remoto. Ele ainda tem a opção de avisar por e-mail quando ocorre algum problema. O software é usado para acompanhamento em servidores, conferência de serviços e desempenho.

Um dos grandes diferenciais destacados por Fábio Viero, suporte técnico da SISNEMA é administração por interface gráfica. "Os serviços são configurados no Linux e depois o acompanhamento é feito através de interface web", declarou o profissional.

As mensagens de alerta são programados conforme a necessidade de cada rede, como Fábio exemplifica. "Se o Apache, por exemplo, que é o servidor web parar de funcionar ele envia um alerta", contextualizou o técnico.

O monitoramento também pode ser feito através de outros recursos, como os relatórios de disponibilidade, proporcionando um acompanhamento ao administrador. "Podemos gerar um relatório de disponibilidade, mostrando o tempo de atividade/inatividade dos servidores e serviços monitorados", declarou Henrique Schneider, Suporte Técnico da SISNEMA.

CACTI: Ferramenta para gerar gráficos de desempenho. O programa funciona em cima de uma plataforma SNMP - Simple Network Management Protocol, que é um protocolo de gerenciamento. Ou seja, depois de configurado, o CACTI gerencia vários dados que o SNMP fornece, como: espaço em disco, utilização da CPU, tráfego de rede, entre outros.

Uma das funções do software que Fábio destaca é a autonomia que ele proporciona e as facilidades. "O programa gera gráficos em tempo real o que possibilita uma ação imediata perante qualquer alteração", relatou o profissional da SISNEMA.

Parecido com o NAGIOS, o software permite através da configuração de plugins a configuração de mensagens de alertas para um melhor gerenciamento e controle das ações.

NTOP: Network Traffic Probe é uma aplicativo capaz de mostrar a utilização da rede detalhando a utilização por host, protocolo, etc. Com uma apresentação em interface web ele gera gráficos, facilitando a interpretação das estatísticas de uso.

Segundo o Suporte Técnico, Fábio o software funciona como um sniffer, ferramenta que analisa todo o tráfego que passa em um dispositivo de rede. "Ele mostra tudo que está acontecendo de forma detalhada e o que pode estar causando algum tipo de alteração na rede", contextualizou o profissional.

Resumindo, a diferença básica entre as soluções é que o CACTI mostra o quanto de banda está sendo ocupada e, através do NTOP é possível ver os dados que estão trafegando na rede.

Mailwatch: é um dos mais avançados softwares open source e free quando se fala em monitoramento e controle de e-mails. Com essa ferramenta é possível filtrar todas as entradas e saídas das mensagens, geração de gráficos conforme demanda e alterar configurações do sistema anti-spam.

Ele faz o controle e análise do tráfego de entrada e saída dos e-mails registrando a quantidade de spam e vírus em circulação na rede. Dessa forma é possível ao administrador fazer um gerenciamento e rastrear possíveis ameaças aos e-mails da empresa, proporcinando uma ação pró-ativa diminuindo a ocorrência de problemas, o que resulta em produtividade aos usuários em geral.

ESTRATÉGIA

Através desse controle é possível determinar e saber em tempo real tudo que está acontecendo na rede da empresa, determinando as ações e providências que devem ser tomadas evitando problemas maiores.

Para Fábio existem inúmeras vantagens ao adotar ferramentas de monitoramento destacando o controle que fornecem ao administrador. "Em primeiro lugar é possível saber o que está acontecendo na rede e ainda em tempo real, assim é possível identificar para onde a ação será direcionada", pontuou ele.

"Um dos principais objetivos em monitorar uma rede é permitir ações preventivas às possíveis paralizações, garantindo uma estrutura estável para a empresa", concluiu Henrique, com base na sua experiência em atuação nos clientes SISNEMA.

Ações pró-ativas que podem diminuir as influências externas gerando maior produtividade é o que as empresas e organizações buscam para obterem resultados positivos em seus focos de negócio. A SISNEMA com sua experiência oferece essa e todas as outras soluções para área de TI, mais informações mande um e-mail para: serv@sisnema.com.br



Publicação: 17/11/06 SISNEMA



Conheça todos os cursos que a SISNEMA oferece






Saiba mais sobre os seguintes Temas:

SISNEMA