A SISNEMA realizou no dia 13 de setembro mais uma edição de seu projeto gratuito, ACADEMICS. A palestra, que foi realizada no Instituto de Educação São Jerônimo, mobilizou a atenção dos alunos para o tema "Tecnologia de Redes, Certificações Oficiais e Mercado de Trabalho".
Em mais uma edição do Projeto ACADEMICS 2006, a SISNEMA Informática abordou o tema “Tecnologia de Redes, Certificações Oficiais e o Mercado de Trabalho” no Instituto São Jerônimo. A palestra aconteceu no dia 13 de setembro, onde os alunos contaram com apresentação e metodologia do instrutor Luis Fernandes.
TECNOLOGIA DE REDES
O palestrante iniciou o evento falando sobre a infra-estrutura e a atuação da SISNEMA no mercado de Tecnologia da Informação, destacando os projetos e treinamentos existentes na empresa. Logo em seguida, começou a explicação sobre Tecnologias de Redes, falando dos tipos e conceitos existentes.
Um dos exemplos evidenciados por Luis, foi argumentado em cima da plataforma TCP-IP - Multiplataforma, onde apresentou as funcionalidades e vantagens em manter conhecimentos para o suporte interno em ambientes empresariais.
Dessa forma, para situar os jovens do que se tratava cada assunto mencionado, o instrutor utilizou exemplos, todos vivenciados na realidade de trabalho de diversas empresas. Uma dessas demonstrações foi dimensionada na competência e no conhecimento que cada profissional adquire e desempenha suas atividades.
Entre uma explicação e outra, o palestrante aproveitou para se comunicar mais com cada aluno, perguntando nome, idade e quais dúvidas que possuía sobre o mercado de Informática. Diante dessa manifestação os alunos se empolgaram e interagiram, trazendo questões e perguntas interessantes em meio aos colegas.
COMPARAÇÕES TECNOLOGIAS ATUAIS
Mantendo a atenção dos alunos, o instrutor também abordou as diversas tecnologias que o mundo apresenta e a revolução que celulares com câmera fotográfica, gps e equipamentos que já vêem disponíveis com portas USB, como por exemplo, o Pen Drive, vem revolucionando o mundo da comunicação.
Hoje é possível fazer uma videoconferência com pessoas do mundo inteiro, seja através de celulares ou computadores. O instrutor utilizou uma linguagem comum aos jovens, falando sobre tecnologias que eles conhecem muito bem, como o Messenger e o Skype, programas de conversa virtuais. Além de apresentar o VoIP, uma nova alternativa de utilizar telefone pela internet.
CERTIFICAÇÕES OFICIAIS
No decorrer da apresentação, Luis também enfatizou um tema que é de grande importância para os jovens, as Certificações Oficiais. Exames que representam uma garantia quantitativa na carreira de qualquer profissional, espécie de comprovação do domínio que se deve possuir na área de TI.
Além de serem reconhecidas internacionalmente, esses títulos são utilizados como referência no momento da contratação e na determinação de faixas salariais. Para quem está iniciando é de suma importância estar integrado com esse tipo de informações, até mesmo, como forma de estabelecer prioridades e objetivos na carreira.
MANIFESTAÇÕES
Tornando evidente o interesse, tanto da equipe de profissionais da escola, quando dos jovens estudantes, em realizar esse tipo de evento, a Professora Rosangela Maria Scheid destacou a iniciativa da SISNEMA em realizar o Projeto Academics.
“No mundo atual é muito relevante recebermos a oportunidade de um contato maior com as tecnologias, essa iniciativa mostra um novo horizonte para a carreira e futuro de cada um deles”, declarou a professora.
Para o aluno Gerson Bart Boa Nova, a palestra da SISNEMA exemplificou claramente as atuais exigências da área. “Existe uma necessidade de atualização dos profissionais, o tema foi muito importante para termos conhecimentos em diversas plataformas”, relatou.
Já Helen Silva Mariante de Azevedo aproveitou para conhecer mais sobre as diversas áreas de TI citadas no decorrer do evento e as infinitas possibilidades de ferramentas de trabalho. “É fundamental obtermos informações sobre as mudanças no mundo da tecnologia, vou buscar maiores informações sobre os cursos e certificações”, declarou a participante.
FINALIZAÇÃO
Depois de uma integração total entre palestrante e participante, seria muito justo que os alunos levassem para suas casa uma lembrança da SISNEMA. Dessa foram sorteados canecas e camisetas da empresa e do INEMA, portal de aventura desenvolvido pela empresa.
A palestra “Tecnologia de Redes, Certificações Oficiais e o Mercado de Trabalho” no Instituto de Educação São Jerônimo supriu o objetivo principal do ACADEMICS, que é compartilhar de forma gratuita com os jovens as principais novidades em termos de carreira que o mercado oferece. A SISNEMA conta com uma programação anual para realização desses eventos, acompanhe no site nossa agenda.
Publicação: 14/09/06
SISNEMA
|