Responsabilidade e dinamismo à Polícia Civil é o que caracteriza os compromissos do líder dos serviços de rede, Luis Carlos Chomieniuk. O profissional, que trabalha há 23 anos na Polícia, encontra nos cursos da SISNEMA uma forma de aprimorar o trabalho que realiza no dia-a-dia.
PROFISSIONAL
Atuando há 15 anos no Departamento de Informática da Polícia Civil, “Chomi”, como é mais conhecido, faz da sua rotina de trabalho uma constante aplicação de conhecimentos, baseada na experiência e dedicação aos cursos e eventos que participa através da SISNEMA.
O curso SSTCP- TCP/IP Multiplataforma é apenas um entre vários treinamentos que o profissional realizou na SISNEMA. E Chomi já tem agendado novos cursos. “A Polícia Civil possui uma rede muito grande e nosso departamento administra e centraliza as operações do parque da polícia e os acessos. Sendo assim, precisamos nos manter qualificados para prestar um trabalho eficiente”, relata.
Ao implementar novos serviços, Chomi avalia que a produtividade e integração dos setores melhoraram muito. O conhecimento, que antes era baseado na experiência, ganhou um caráter mais dinâmico através dos treinamentos.
O profissional conta que foi a SISNEMA que colaborou com o projeto da polícia. “Trocando idéias com os diretores do Centro de Treinamento, optamos em direcionar o nosso parque para soluções open source”, revela.
Possuindo sistema Microsoft, a Polícia também realizou a substituição do Netware e FreeBSD por Linux. “Implementamos diretórios, passamos a ter controle de acesso dos usuários e estamos dando continuidade ao processo”, afirma.
QUALIFICAÇÃO
Aprimorar os processos de rede e executar um trabalho de qualidade é o que motiva o profissional a buscar a constante qualificação. Aproveitando as oportunidades de expandir aprendizados, ele encontra nos treinamentos soluções para otimizar suas tarefas. “Os cursos da Sisnema são excelentes, o ambiente é ótimo, bem como os instrutores”, destaca.
Chomi entrou na polícia como escrivão, atuou em Jaguari e depois em Carlos Barbosa. Foi no final da década de 80 que a Polícia começou a utilizar o computador e desenvolver automatizações. Através do convite para trabalhar em Porto Alegre, o profissional passou a atuar no departamento de informática.
Verificando a falta de manutenção do setor e equipamentos, foi criada a estrutura que ele integra hoje. “Com o crescimento do parque, começamos a informatizar a polícia e continuamos nesse processo”, afirma.
Sobre o mercado de trabalho, o profissional avalia que a área de TI precisa permanecer em constante atualização. “Participar de eventos, cursos, pesquisar tendências, etc é importante para o profissional. Aliás, a tecnologia da informação é fundamental até mesmo para pequenas empresas, pois tudo envolve TI”, avalia.
LAZER
Casado e pai de dois filhos, ele gosta de ficar na companhia da família. Nos finais de semana, o profissional curte ir para o litoral, em Pinhal. São nesses momentos que ele confraterniza com as pessoas que ama e recarrega suas energias.
No inverno, sua opção preferida é ir para a Serra e aproveitar a delícia do café colonial e o aconchego que as cidades da região proporcionam aos visitantes. Sempre na companhia da família, o lazer é compartilhado com a alegria que faz parte do jeito de ser de Chomi.
FUTURO
Através dos cursos da SISNEMA, o aluno afirma que deseja dar continuidade à implementação de novas tecnologias e trocar muitas informações com outros profissionais da área.
Dedicado ao trabalho, com entusiasmo e buscando sempre o melhor, o profissional aposta na melhoria do departamento onde atua e faz da qualificação um diferencial no setor.
Profissionais como Chomi inspiram atitudes. Ao liderar, exerce a cooperação no departamento e agiliza processos. Com experiência, conhecimento e disposto às descobertas, ele torna o trabalho da Polícia mais eficaz e alcança resultados.
Publicação: 29/05/07
Luis Carlos Chomieniuk
|