Através dos serviços da equipe técnica da SISNEMA a empresa Forma Inox está reformulando seu ambiente de rede. A homolagação da solução, que apresenta integração entre as plataformas Linux e Microsoft, foi realizada na sede da SISNEMA com o objetivo de testar efetivamente antes da implementação.
Através do contrato com a SISNEMA, a empresa Forma Inox, de Caxias do Sul está mudando seu ambiente de TI para uma solução baseada em aplicações Linux. O objetivo é melhorar o desempenho do ambiente de rede, reduzindo os custos com licenciamento e administração.
A metalúrgica com sede na serra gaúcha atua no segmento de produtos em aço inoxidável. Juntamente com a equipe técnica da SISNEMA Douglas Hecher, responsável pelo departamento de TI da Forma Inox esteve na SISNEMA para os testes da nova solução.
Com a homologação foi possível ter uma prévia de como ficará a rede, evitando qualquer tipo de problema durante a implementação. “Nosso objetivo é realmente melhorar a infra-estrutura de TI, investindo em qualidade e ampliando o desempenho do ambiente”, declarou Douglas.
O projeto consiste de um sistema Linux rodando em cima de uma solução Microsoft, integrando as duas tecnologias, open source com proprietária. Através desse projeto a empresa obtém integração de recursos, economia de custos e melhorias no gerenciamento da rede.
SOLUÇÃO
A escolha pela tecnologia Linux aconteceu justamente por se tratar de uma opção mais econômica e com recursos adicionais. De acordo com Douglas, o software livre tem um custo menor e apresenta facilidades na administração. “O Linux é bem mais estável nas estações para os usuários, bem menos problemático”, declarou o profissional.
Nas estações de trabalho o Linux também foi aopção escolhida, com a utilização do OpenOffice. Visualmente os usuários não perceberão alterações. “Esse é um dos detalhes do projeto, o usuário não perceberá a diferença quando se logar, por exemplo, já que aparecerá uma tela de Windows como as que eles utiliza hoje”, detalhou Douglas.
A solução consiste em colocar as estações Linux acessando um Windows 2003 Terminal Server. Por isso os usuários não sentirão a diferença e para Davi François, suporte técnico da SISNEMA esse também é um dos destaques do projeto. "O processo será transparente para o usuário, pois o mesmo verá o sistema operacional Linux inicializando em sua estação mas assim que terminar o carregamento do mesmo já vai aparecer a tela de autenticação do terminal server, onde ele irá trabalhar", explicou o profissional.
Dessa forma, o Linux será apenas o cliente para acessar o WIndows 2001 Terminal server. Mas todo o ambiente de trabalho do usuário será Microsoft, por isso transparente para ele.
Um dos objetivos principais do projeto foi minimizar os problemas que vinham acontecendo com hardware, melhorando também o gerenciamento do ambiente de rede. “Agora temos a possibilidade de acesso remoto e muito mais segurança”, complementou Douglas.
O acesso facilitará a vida do Diretor da empresa, por exemplo, que poderá acessar de casa as informações e dados do sistema remotamente, proporcionando agilidade e dinâmica ao trabalho.
A segurança é um dos pontos principais do Linux e foi um dos destaques na escolha da Forma Inox, proporcionando entre as outras vantagens maior estabilidade ao ambiente.
HOMOLAGAÇÃO
Com todo o projeto estruturado, antes da implementação efetiva em Caxias do Sul, Douglas juntamente com a equipe de técnicos da SISNEMA optou por uma simulação do ambiente. “Foi realmente muito válido porque assim conseguimos ter a dimensão do resultado, evitando possíveis problemas, o que nos deu muito mais segurança para a mudança efetiva”, relatou o técnico.
O resultado dos testes já foram percebidos, como o barateamento do servidor que será necessário para a mudança, com o redimensionamento das configurações. Além da correção de possíveis falhas que foram identificadas durante a homologação.
“Foi totalmente válido a simulação aqui na SISNEMA, juntamente com a equipe técnica simulamos todas as situações que poderiam acontecer e isso nos deu muito mais segurança na implementação efetiva do projeto”, declarou Douglas.
A economia com utilização do Linux foi outro ponto destacado pelo profissional e um dos fatores de motivação também. A redução de despesas com as licenças, de acordo com ele, já será o suficiente para compensar os custos com o novo projeto.
O networkig entre as equipes também foi outro fator destacado por Douglas, que juntamente com os profissionais da SISNEMA, Rafael Brito, Davi François e Luis Fernandez trocou idéias e informações. “O fato de estar trocando informações com três técnicos da SISNEMA, especialistas em diferentes áreas foi ótimo para o projeto, agregando conhecimentos importantes”, avaliou ele.
Através da equipe técnica da SISNEMA, a Forma Inox está qualificando seu ambiente de rede, com inovações e melhorias. Utilizando a plataforma Linux integrada com tecnologia Microsoft a empresa ganha em custos e facilidades de gerenciamento. Informações sobre a área de serviços da SISNEMA podem ser obtidas através do e-mail: serv@sisnema.com.br
Publicação: 01/06/07
SISNEMA
|