banner 1

Novas tecnologias a serviço da segurança


Há 25 anos o primeiro vírus de computador apareceu na rede. O código pioneiro que se tem notícia começou a se espalhar em 1982. Daí então apagar dados deixou de ser foco para dar lugar ao roubo de dados.

Em 1982, um vírus escrito por Richard Skrenta, estudante dos Estados Unidos na época com 15 anos, começou a aparecer nos sistemas do Apple II. A comemoração, que ganhou inclusive um artigo na revista “Science”, refere-se somente ao ano de criação da praga, pois sua data exata não é certa.

Um outro vírus que casou pavor em internautas foi o chamado “Elk Cloner” Conhecido como o vírus que infectava o sistema operacional, na época se copiado em disquetes ele mostrava uma poesia mal-feita com seu nome. A intenção não era causar danos, mas criar uma brincadeira. Algumas pessoas gastaram algum tempo se preocupando com a ameaça, mas quase ninguém previu que esse era apenas o começo de uma indústria multimilionária de antivírus.

Embora o começo do vírus tenha vindo sem muito crédito, os vírus e malwares (malicious software) hoje fazem parte de nosso dia-a-dia. O problema cresceu de forma lenta nos anos 80, mas não passou muito tempo antes que realmente começasse a dizer a que veio. Em 1988, a praga “Morris Worm” se espalhou pelo mundo, causando interrupções na recém criada internet. Em 1992, houve um grande apelo em relação ao vírus Michelangelo, que ameaçava destruir dados em máquinas infectadas. Desde então, muitos códigos maliciosos tiveram seus 15 minutos de fama, causando prejuízos de bilhões de dólares.

De acordo com pesquisas foi registrado que dispositivos de segurança são os equipamentos mais vendidos no mercado. Existe uma grande importância nas corporações quanto a manutenção e venda desses equipamentos. Segundo Nei Maldaner “Cada vez mais os softwares de segurança estão ficando inteligentes, se renovando constatemente, antes se criava apenas uma proteção: o firewall, hoje a gente tem que, muitas vezes tirar o firewall e no lugar dele colocar um programa que permita identificar se o cara está fazendo o que ele se propõe, por exemplo introduzindo oIntrud the detect (detecção de intruso), que são recursos que se tem nos sistemas de Firewall ”

“O maior problema de se configurar um ambiente de firewall, caso você não tiver tecnologia embutida, que permita detectar o que é aquele pacote que entrar naquele ambiente. Então cada vez mais os sistemas estão vindo com esses benefícios e as tecnologias vem se renovando constantemente", declarou o diretor.

Novidades corporativas McAfee

Atendendo a demanda do mercado, empresas de antivus tem investido intensamente na questão da segurança de dados, a McAfee (uma das maiores empresa dedicada à segurança de dados) recentemente lançou uma nova versão do software McAfee IntruShield 4.1 que oferece integração avançada para produtos do portfólio de Gerenciamento de Riscos em Segurança da McAfee, entre eles McAfee Foundstone®, McAfee Network Access Control (NAC) e McAfee ePolicy Orchestrator® (ePO™). A integração de diversos produtos e tecnologias oferece aos clientes uma solução de segurança automatizada e prática aos seus usuários.

Para mais informações e novidades de mercado, entre em contato com a Sisnema através do email: prod@sisnema.com.br

Site McAfee: www.mcafee.com

Publicação: 19/07/07

SISNEMA


Primeiro vírus de computador apareceu na rede ha 25 anos
banners

Veja também...
20/03/08 -Maurício veio de Foz do Iguaçu para formação em ITIL
25/02/08 -JC - 12/03 - Conexão entre TI e RH
14/02/08 -O peso da qualificação em TI na sua carreira
07/02/08 -Tendência do software livre estimula maior integração
31/01/08 -ITIL v2 x ITIL v3
31/01/08 -Por que adotar o ITIL?
19/12/07 -Baguete - Promoção Gerência na SISNEMA
12/12/07 -Anderson veio do Piauí para curso PMI
07/12/07 -Formação Gerência de TI Completa
04/12/07 -Cristiano conquista certificação ITIL
04/12/07 -Saiba como planejar uma Estrutura Analítica de um Projeto - WBS
30/11/07 -Douglas veio de Braço do Norte para ampliar sua qualificação
30/11/07 -Ângelo amplia conhecimentos em curso de gerência de TI
29/11/07 -Aluno de Juazeiro da Bahia renova conhecimentos na SISNEMA
29/11/07 -Márcia confia na SISNEMA para ampliar sua qualificação
16/11/07 -Ronaldo conquista certificação ITIL
13/11/07 -Em busca de especialização Viviane veio de Lajeado até a SISNEMA
09/11/07 -Treinamento para Plano de continuidade na área de TI
11/10/07 -Investindo na qualificação Giovani agrega novos conhecimentos
08/10/07 -Treinamento ITIL da SISNEMA
05/09/07 -Clerio busca especialização para seu Projeto de Conclusão
05/09/07 -Anderson buscou na SISNEMA estratégias de Gerenciamento
13/08/07 -Jonas soma mais uma conquista: Certificação ITIL Foundation
02/08/07 -Luciano alcança resultados com curso em Gestão
23/07/07 -Gestão de Projetos com PMI
19/07/07 -Novas tecnologias a serviço da segurança
26/06/07 -SISNEMA lança treinamento de redes para Gestores
22/06/07 -Baguete - SISNEMA lança curso de redes para gestores
30/04/07 -Investindo em gestão, Maíra faz a diferença
30/04/07 -Otávio alcança objetivos com a gestão de pessoas
18/04/07 -Congresso de Inteligência Competitiva & Gestão por Indicadores
11/04/07 -O Diferencial do curso - Gerência de Pessoas e Relacionamentos
10/04/07 -O curso SSGPTI na realidade de quem já está aplicando
09/04/07 -Baguete- SISNEMA recebe inscrições para Gerência de Projetos
02/04/07 -Ser gerente é objetivo de Frederico
02/04/07 -Rodrigo investe na qualificação em Gerência
30/03/07 -Aliar Tecnologia e Direito é o objetivo de Raquel
16/03/07 -Baguete- Nei Maldaner faz palestra em aula magna da Ulbra
26/02/07 -JC- No fundo tudo é TI
21/02/07 -ZH- Tintas Renner é cliente SISNEMA
12/02/07 -Integrar-RS seleciona programador PHP
29/01/07 -Novo Curso - Indicadores para Gestão de TI
26/01/07 -A importância de TI na visão do público
25/01/07 -Mercado de trabalho e qualificação é destaque em evento
15/01/07 -JC - A Importância Estratégica da TI
12/01/07 -No fundo tudo é TI
11/01/07 -Thiago conquista Certificação ITIL Foundation
08/01/07 -Thássia veio de Soledade para qualificação na SISNEMA
20/12/06 -Gerenciar Pessoas
13/12/06 -Seminário em Gestão de Projetos