banner 1

Servidor de voz integrado à tecnologia Bluetooth


A SISNEMA homologou uma nova solução para o mercado de telefonia celular. Com a utilização da tecnologia bluetooth é possível integrar o servidor de voz (Asterisk) com os celulares. Dispensando assim a necessidade de compra Celfix, aparelho que custa em média 700 reais no comércio

Já é possível através do software livre free Asterisk, utilizar telefonia integrada através do bluetooth ao do asterisk pelo computador. Com essa ação, será dispensada a necessidade de compra CELFIX, aparelho externo que custava aproximadamente 700 reais. A solução também não necessita da Placa FXO para gerenciar os celulares externos. Atualmente aparelhos de celular já vem com tecnologia Bluetooth, dessa forma não é preciso mais o uso da placa que o Celtrix utiliza, sem contar que a tecnologia é bem mais rápida que as atuais.

"Agora empresas poderão se beneficiar dessa nova tecnologia a um custo extremamente baixo, porque vão necessitar somente de um adaptador bluetooth e de um celular" afirma Giani Maldaner Diretor de Tecnologia da SISNEMA.

Para Thiago Pacheco Instrutor da SISNEMA e Suporte Técnico, o Bluetooth é um tipo de tecnologia para comunicação de dados. "Este recurso passa os dados de voz sem a necessidade de cabos. O mercado já possui duas tecnologias, a primeira versão do bluetooth tem 10 metros e a segunda 100 metros de alcance. Esse equipamento funciona como um canal normal de telefonia, ou um tronco comum de linhas analógicas e digitais", afirma Thiago.

CENTRAL DE VOZ

Para tornar esta realidade viável é preciso um adaptador normal do bluetooth e um telefone que suporte a tecnologia bluetooth(equipamento de envio de dados sem fio). Depois dessa etapa é necessário que o telefone celular seja registrado nas configurações do Asterisk, para que reconheça as chamadas e viabiliza as ligações.

Com a centralização em um servidor de voz ou central telefônica Asterisk, todas as configurações podem ser feitas através de uma interface web, facilitando o trabalho do administrador ou responsável pela telefonia. "Antes qualquer serviço adicional em uma central telefônica resultava em um novo custo para a empresa, além do tempo que se despendia para isso. Hoje com uma central digital para VoIP isso pode ser configurado de maneira simples com apenas um clique", conclui Giani.

Esses e todos os outros recursos podem ser configurados através de uma interface web, o freePBX, que permite uma fácil administração e controle das configurações. Criação de ramais e alterações de atendimento, por exemplo, podem ser alteradas com apenas um clique. As opções fazem parte da solução TrixBox (nome Software livre Asterisk), a central telefônica digital para VoIP.

Essa versão do bluetooth ainda está em desenvolvimento, sendo testada pela comunidade de desenvolvedores do Asterisk. "Todas as evoluções acontecem muito rápido quando se fala de um software livre", concluiu Thiago prevendo que a tecnologia em teste deva estar presente já na próxima versão do Asterisk.

A SISNEMA oferece também cursos na tecnologia em voz sobre IP com Asterisk, mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: trein@sisnema.com.br ou pelo telefone: 51 3226.4111.

Publicação: 06/08/07

SISNEMA


Cresce mercado para telefonia celular
banners

Veja também...
14/04/08 -O crescimento das Comunicações Unificadas
03/04/08 -10 razões para você ter uma Central Telefônica Asterisk
20/03/08 -Baguete - SISNEMA treina em Sergipe
12/03/08 -Turmas abertas para cursos de VoIP
15/02/08 -Rodrigo veio de São Paulo para expandir conhecimentos em VoIP
14/02/08 -JC - VoIP permite redução em conta de telefone
14/02/08 -Asterisk 1.6.0 versão beta1 é publicada
29/01/08 -Kelson veio de Piracicaba acompanhar formação VoIP
17/01/08 -Certificações em Trixbox - VoIP
07/01/08 -SISNEMA: 40% dos clientes com tecnologia VoIP
21/12/07 -Recursos do AGI - VoIP
21/12/07 -SISNEMA confirma sucesso com palestra gratuita sobre VoIP
17/12/07 -Conheça os modelos de centrais telefônicas VoIP
17/12/07 -Voz sobre IP o que mudou?
05/12/07 -JC - SISNEMA promove evento
04/12/07 -Ligações com VoIP chega a marca de redução histórica
04/12/07 -Ferrabraz economiza com tecnologia VoIP
28/11/07 -Douglas agrega conhecimentos com Asterisk
20/11/07 -Servidor VoIP - Sua empresa terá um!
16/10/07 -Alaor leva funcionalidades VoIP para a Serra Gaúcha
15/10/07 -Profissionais da Simar investem em VoIP
10/10/07 -Wi-Max mobiliza hábitos e negócios na capital gaúcha
04/10/07 -Gustavo leva funcionalidades VoIP para Gramado
02/10/07 -Integração com VoIP no trabalho de Everton
28/09/07 -Celular VoIP - Já é uma realidade no Brasil
25/09/07 -Asterisk - O Melhor Programa Open-Souce 2007
22/09/07 -CP - Panorama Econômico
18/09/07 -Curso de VoIP na SISNEMA atrai alunos de vários lugares do Brasil
14/09/07 -Tecnologia VoIP leva funcionalidades para o trabalho de Gabriel
12/09/07 -Paulo leva funcionalidades VoIP para o TRT
10/09/07 -Serviços de VoIP tendem a crescer 87,5% no Brasil e America Latina
10/09/07 -JC - Economia de 70%
22/08/07 -ZH - Sociedade Vicente Pallotti reduz custos com telefonia
17/08/07 -Patrício conquista certificação NBX em VoIP
16/08/07 -VoIP no GPS já é uma realidade
06/08/07 -Servidor de voz integrado à tecnologia Bluetooth
02/08/07 -Pallotti reduz quase 50% em custo de ligações com VoIP
27/07/07 -Fabiano leva funcionalidades VoIP para PUC
26/07/07 -Tecnologia VoIP atrai Taiguar de Rio Pardo até a SISNEMA
19/07/07 -Liane soma conhecimentos com VOIP
13/07/07 -Tecnologia e artes dividem o tempo de Carla
11/07/07 -VOIP facilita comunicação para Geison
03/07/07 -Oneide em busca da nova tecnologia VOIP
28/06/07 -Formações VoIP SISNEMA
25/06/07 -Workshop apresenta funcionalidades sobre VoIP
25/06/07 -Formação Specialist VoIP
25/06/07 -Formação Core VoIP
21/06/07 -Nova versão do Asterisk chega ao mercado
30/05/07 -José aposta no Asterisk
22/05/07 -Jéferson amplia conhecimentos sobre TrixBox