Não foi a distância de 834 quilômetros que desânimou Francisco na busca por capacitação profissional. Incentivado pelo Exército, o segundo sargento veio até a SISNEMA acompanhar o treinamento SSLXPA - Linux Professional - Administração Avançada.
PROFISSIONAL
Não se importando com a distância, Francisco Eudes Moraes da Cunha, 35 anos, natural de Abaiara, município do Ceará e morador de Cascavel, cidade do estado do Paraná, veio até a SISNEMA para acompanhar a formação SSLXPA - Linux Professional – Administração Avançada.
O profissional vem trabalhando há quatorze anos no Exército, ocupando o cargo de segundo sargento. “Para o exército sou adjunto pilotão, mas a minha função é administrador de redes”, comentou o profissional que é graduado em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Incentivados, Eudes e mais dois colegas, vieram até o centro de treinamentos para aperfeiçoar os conhecimentos em Linux. “Sobrou uma verba e iniciaram uma pesquisa de cursos para capacitar alguns profissionais, escolhendo assim a SISNEMA”, falou o aluno.
CURSO / CERTIFICAÇÃO
A formação SSLXPA – Linux Professional – Administração Avançada prepara os participantes para administrar recursos mais avançados em um ambiente Linux. Uma administração eficiente se dá a partir do entendimento do processo de boot, do sistema de particionamento, de impressão, compilação de kernel, instalação de programas e da configuração de diversos componentes de hardware.
O segundo sargento já possuía conhecimentos sobre Linux e, mesmo assim aproveitou muito o conteúdo do treinamento. “O curso é muito bom, o instrutor demonstra estar totalmente à par do que está falando e tem uma didática excelente. Gostei muito das aulas”, concluiu o administrador de redes.
A hipótese de conquistar uma certificação não está descartada para o aluno. “Eu penso em certificações sim, mas não para agora. Elas são interessantes para quem atua diretamente com aquilo que exija, como prestação de serviços a determinada empresa. Como no momento não posso me comprometer a este tipo de trabalho, a conquista de títulos fica para mais adiante”, disse ele.
ROTINA / LAZER
Com um dia-a-dia bem agitado, Francisco comenta a situação em seu ambiente profissional. “A necessidade de uma rede estável se expandiu muito e em contra-partida o pessoal da área da informática reduziu. Isso acaba complicando a rotina de trabalho”, falou ele.
As horas vagas o profissional dedica aos seus familiares. “Nos momentos de lazer procuro ficar ao lado da família. Uma vez ao ano vou para minha cidade natal, Abaiara, para visitar o restante dos familiares”, completou Eudes.
FUTURO
Dar aulas é um dos objetivos do segundo sargento para o futuro. “Como sou graduado em matemática, ainda quero me dedicar e lecionar nesta área”, afirmou o administrador. Continuar se especializando em Linux e acompanhar uma pós-graduação em informática relacionada à matemática, também são metas do aluno.
Publicação: 07/02/08
Francisco Eudes Moraes da Cunha
|