banner 1

SISNEMA realiza migração na Crédito Real


Com objetivo de modernizar e reestruturar totalmente o ambiente de TI, a empresa Crédito Real Imobiliária optou por uma migração em seu sistema de arquivos e autenticação. A mudança para ambiente Linux facilitou os processos para os usuários, agregando novas funcionalidades.

No mercado imobiliário desde 1933, a Crédito Real Imobiliária surgiu como Instituto Hipotecário e Financeiro S/A - Banco de Crédito Real e foi fundada por um grupo de empresários porto-alegrenses. Já nos anos 50 recebeu reconhecimento por ser uma das pioneiras no sistema de consórcio de imóveis.

Mantendo como um de seus pilares a inovação constante e o investimento em novas tecnologias, a empresa contou com a equipe de suporte técnico da SISNEMA Informática para a migração de seu ambiente de TI. Passando de um ambiente Netware 4.1 para uma plataforma Open Source com base no Linux.

De acordo com o Responsável pelo CPD da Crédito Real, Marcelo Ávila, o Linux já vinha sendo sondado a algum tempo e estava nos planos da empresa. "Já vínhamos trabalhando há dois anos nesse projeto e mostrando como essa mudança era necessária", contou Marcelo. A tecnologia proprietária chegou a ser cogitada, mas acabou se tornando um investimento muito alto em função das licenças.

"A partir disso começamos a buscar especialistas em tecnologias open source que pudessem nos atender da forma que gostaríamos foi aí que surgiu o contato com a SISNEMA", revelou o profissional da Crédito Real.

MIGRAÇÃO

Um dos problemas principais que motivou a troca, além de atualização tecnológica foram os problemas que já estavam acontecendo, como as paradas. E ainda pelo fato da Novell não oferecer mais suporte ao netware 4.1, com isso todos os processos ficavam mais difíceis. Além do sistema de arquivos que já estava operando em seu limite de capacidade. A reestruturação passou também pelo investimento em hardware com aquisição de novos servidores, que hoje totalizam oito, sendo um exclusivamente para firewall.

Todo o ambiente foi migrado para o sistema operacional Linux, o sistema de arquivos passou a ser o Samba, o correio eletrônico de group wise da Novell migrou para o Zimbra e as mensagens instantâneas internas, que agora estão centralizadas em um servidor Jabber.

De acordo com o suporte técnico da SISNEMA, Rafael Carvalho, o processo contou também com a instalação do SAVAS. "Ele está fazendo toda a parte de segurança e monitoramento dos e-mails, tráfegos de entrada e saída para um controle total", explica Rafael.

Um dos destaques na migração foi as alterações que tiveram de ser feitas no Zimbra, e o que em geral é problemático nesses processos, já que começam a ser fragmentados e pensados de forma separada. Para não acontecer isso, o Zimbra foi modificado para que, tanto o Samba como o Jabber, autenticassem nele.

O novo software de correio eletrônico, segundo Rafael foi um dos que causou mais impacto na rotina dos usuários, agregando recursos e funcionalidades. "O Zimbra tem uma interface totalmente intuitiva, além da função de calendário integrada ao e-mail, que é um dos diferenciais", relatou o técnico da SISNEMA.

Esse também foi o impacto destacado por Marcelo, facilitando a comunicação entre os usuários da empresa, que hoje está em torno de 140. "Facilitou muito a comunicação, todos aprovaram a interface do Zimbra e os recursos que ele trouxe", explicou ele.

Com as mudanças o servidor de e-mail passou a ser centralizado dentro da própria Crédito Real. Antes as mensagens externas dependiam de um domínio terceirizado, agora é possível mais controle e monitoramento dos e-mails que entram e saem da empresa. Além de facilitar a administração, já que antes as mensagens externas precisavam ser baixadas e salvas antes do envio ao destinatário final.

VIRTUALIZAÇÃO

A migração para o ambiente Linux contou com a virtualização de todos os servidores. A virtualização é uma tecnologia que está em ascensão e representa um dos grandes movimentos em TI para o ano de 2008 e para isso foi utilizado o VMWare. Uma das principais características é justamente a diminuição do investimento em recursos físicos, uma vez que se utiliza máquinas mais potentes e que possam agrupar mais serviços.

Além disso é uma maneira de segurança em caso de qualquer tipo de parada. Marcelo citou como exemplo o firewall, que agora está em um servidor virtualizado, "qualquer tipo de problema ele pode ser reativado com rapidez não ocasionando problemas ao ambiente", exemplificou Marcelo.

O principal destaque da solução adotada pela Crédito Real foi o custo, já que se o ambiente tivesse sido mantido e atualizado em cima da tecnologia Novell, por exemplo, os investimentos só em licenças de software teriam sido bem mais elevados.

"Tivemos uma melhora significativa no tempo de utilização dos serviços, não precisamos mais cuidar tanto dos servidores, monitoramos, mas sabemos que eles estão trabalhando com boa performance", avaliou o Responsável pelo CPD da Crédito Real.

Um dos projetos futuros é integrar todo o novo ambiente com o sistema gestor utilizado pela empresa, integrando ao banco de dados. Outro meta é a implementação de um sistema de monitoramento como o Nagios, um programa open source de monitoramento de redes que verifica constantemente a disponibilidade dos serviços, local ou remoto. Ainda com a opção de avisar por e-mail quando ocorre algum problema. O software é usado para acompanhamento em servidores, conferência de serviços e desempenho.

Através da equipe de suporte da SISNEMA, a Crédito Real Imobiliária reformulou seu ambiente de TI, proporcionando ferramentas atualizadas aos seus usuários, agregando produtividade e facilidades no gerenciamento das estações e servidores.

Publicação: 02/05/08

SISNEMA


Equipe de CPD da Crédito Real e SISNEMA

Investimento em novos servidores
banners

Veja também...
02/05/08 -SISNEMA realiza migração na Crédito Real
25/04/08 -FORMAÇÃO CORE LINUX - 100 Horas
11/04/08 -Treinamentos oficiais SISNEMA Suse Linux Enterprise
29/02/08 -Linux e o mercado corporativo
31/01/08 -Newton amplia conhecimentos e visa certificação Linux
24/01/08 -Evento Linux reuniu 300 pessoas no Hotel Embaixador
21/12/07 -Soluções Corporativas em Linux
14/12/07 -Dinis veio de Brasília para acompanhar treinamento da SISNEMA
26/11/07 -SISNEMA participa da tradução do software livre Zimbra
21/11/07 -ZH - SISNEMA lança versão do Savas
13/08/07 -Curso de Zimbra - Correio Eletrônico Open Source
28/06/07 -Giovanni veio de Veranopólis em busca de qualificação
25/06/07 -Baguete - SISNEMA faz workshop sobre OpenLDAP
25/06/07 -CP - Workshop na SISNEMA
25/06/07 -Academics sobre Linux na Escola Técnica Mesquita
19/06/07 -Diogo, feliz com a conquista da certificação Linux
27/03/07 -André conquista certificação Linux LPI
15/03/07 -JC - Seminário gratuito de Linux
06/03/07 -Workshop de Linux promove integração entre os clientes
01/03/07 -Formação Linux Core com turmas abertas na SISNEMA
29/01/07 -Anderson agrega tecnologia através do Linux
22/12/06 -Clientes da SISNEMA aprovam workshop de monitoramento
20/12/06 -WorkShop Ferramentas de monitoramento com Linux
23/11/06 -Faça parte da equipe SISNEMA!
23/10/06 -Monitoramento Linux: Destaque para Clientes de Contrato
18/10/06 -Carlos desvenda os segredos da certificação LPI
25/08/06 -Telefone Linux - Novidade no Mercado
25/08/06 -Open Office presente no evento da SISNEMA
23/08/06 -Diretor da Novell mostra SLES 10 ao mercado
18/08/06 -Compre treinamento Linux e ganhe VoIP
19/07/06 -Felipe veio de Uruguaiana para especialização Linux
07/07/06 -Dell firma parceria com SUSE Linux
14/06/06 -Qualificação é prioridade para Fábio
02/06/06 -Formação SISNEMA Linux Professional
31/05/06 -Treinamentos em Linux como diferencial
31/05/06 -Cursos em VoIP da SISNEMA
05/05/06 -André veio de Bento Gonçalves ao encontro da tecnologia Linux
02/05/06 -Curso Preparatório - Prova LPI 102 é na SISNEMA
25/04/06 -SUSE Enterprise 10: A novidade da Novell
19/04/06 -JC - SISNEMA participa do Fisl 7.0
13/04/06 -Tecnologia Linux tema de Seminário Gratuito na SISNEMA
07/04/06 -Curso SSLXPD com turma aberta na SISNEMA
15/03/06 -Segurança e Linux, o caminho certo para atingir as metas
24/02/06 -Saiba como ser um Técnico em Informática - Linux
21/02/06 -Daniel realizando cursos da plataforma Linux na SISNEMA
20/02/06 -SISNEMA recebe aluno de Panambi para realizar cursos Linux
20/02/06 -Formação LCP - SISNEMA Linux Core Professional
16/02/06 -João veio de Panambi para qualificações Linux na SISNEMA
13/02/06 -Daniel veio de Passo Fundo para se qualificar na SISNEMA
10/02/06 -Cassiano veio de Marau para as qualificações Linux