Acompanhando treinamentos junto à SISNEMA Informática há sete anos, o profissional veio desta vez no intuito de ampliar suas habilidades com treinamentos em Linux e assim levar até seu ambiente de trabalho as facilidades dos servidores Linux. Contente com o resultado da formação, José pretende dar continuidade as capacitação desta plataforma.
Sendo desenvolvido no ano de 1991 por Linux Torvalds, o sistema operacional Linux adota a licença livre GPL, o que permite qualquer usuário utilizá-lo. Mantido atualmente por uma comunidade mundial de desenvolvedores coordenada por Linus, o Linux aliado a diversos outros softwares livres – como KDE, GNOME, Apache e Firefox – pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores.
PROFISSIONAL
José Menandro Leal Gitz, 27 anos, de Porto Alegre, acompanha junto à SISNEMA Informática sua sétima especialização, o SSLXPA – Linux Core Professional – Administração Avançada. “Meu primeiro curso aqui foi há bastante tempo, no ano de 2001, quando acompanhei treinamentos preparatórios Microsoft”, disse o profissional, que possui a certificação MCP – Microsoft Certified Professional.
Cursando o último semestre de Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu – USJT, José é incentivado em sua capacitação pela Pé de Meia. “Estou na empresa há quatro anos e é com o apoio dela que estou aqui na SISNEMA hoje”, afirmou o aluno, que ocupa a função de Administrador de Redes.
CURSO
A Formação Linux Core Professional disponibilizada pela SISNEMA Informática é composta por três módulos: o SSLXPC – Linux Core Professional – Conceitos Instalação e Administração, SSLXPA – Linux Core Professional – Administração Avançada e SSLXPI – Linux Core Professional – Serviços de Internet. Juntos, os treinamentos transmitem aos participantes os assuntos que são realmente necessários ser conhecidos por qualquer pessoa que irá implementar Linux.
Acompanhando o segundo módulo da especialização, o SSLXPA – Linux Core Professional – Administração Avançada, o administrador está tendo acesso aos recursos mais avançados de um ambiente Linux. “Estes treinamentos somam na idéia de implementação de servidores Linux na empresa”, comentou.
Contente com o resultado, ele avalia o trabalho do centro. “Desde meu primeiro curso aqui estou muito satisfeito, tanto que capacitações em informática só faço aqui. No primeiro módulo de Linux, o SSLXPC, esta plataforma era um assunto totalmente novo para mim e, mesmo assim, aproveitei muito”, disse o universitário.
ROTINA / LAZER
Conciliando trabalho e estudo, a rotina de José é agitada. “O dia-a-dia só não está mais corrido porque optei em entregar meu trabalho de conclusão só no próximo semestre. Tenho aula todos os dias e muitas vezes acabo tendo que sair da aula para dar algum atendimento, já que os problemas surgem mais em horário de shopping, que encerra às 22h, pelas lojas estarem em funcionamento”, contou ele, que dá suporte para todas as filiais da empresa Pé de Meia.
Para aproveitar os momentos livres, a escolha é o cinema. “Adoro ir ao teatro, assistir um bom filme no cinema, mas acabo ficando muito em frente ao computador, já que é ali que baixo os filmes que assisto em casa”, completou.
FUTURO
Questionado sobre suas metas para o futuro, o aluno preferiu não responder. A única certeza de José é que dará continuidade na busca pelo que o mercado vem exigindo, visando sempre o melhor para sua atuação dentro do campo de TI.
A SISNEMA Informática com 18 anos de história vem alcançando o objetivo de levar até seus clientes a qualidade em seus cursos, ajudando no crescimento de seus alunos. Como referência na formação de pessoas, a empresa soma atualmente mais de 80 mil profissionais capacitados por ele, além de ser o maior Centro Oficial Prometric da região sul.
Publicação: 23/09/08
José Menandro Leal Gitz
|