banner 1

Ricardo, de Sarandi, aposta em LINUX para aprimorar serviços


Proprietário da Global Informática, empresa especializada em vendas, manutenção de equipamentos e serviços de desenvolvimento de páginas, Ricardo veio de Sarandi para buscar conhecimentos sobre Linux. “A partir deste curso que fiz, ganho em qualificação e também reconhecimento. Espero com as noções e conceitos que vi em sala de aula, ampliar os serviços que presto e pode oferecer uma assistência adicional aos meus clientes”, revela.

Curiosidade sobre Linux

Com a realização do módulo SSLXPI – Linux Professional – Serviços de Internet v.11, foi concluída a terceira etapa da formação Linux Core Professional, que tem por objetivo deixar o aluno apto a configurar os principais serviços de rede que irão rodar no servidor, tais como DHCP, DNS, NFS, LDAP, E-mail e Samba.

“Quando iniciei a qualificação, não sabia nada sobre Linux. Decidi aprofundar meus conhecimentos sobre a ferramenta, motivado por uma questão de mercado e porquê tenho vontade de começar a usar o programa. Como gosto muito de comandos, é natural o meu interesse por Linux”, declara.

Entre os assuntos mais interessantes que viu durante as aulas, Ricardo destacou os tópicos relacionados a firewall (servidor de hospedagem de páginas e emails).

“Aprimorar o conhecimento em Linux requer tempo, é uma ferramenta um pouco complicada de entender para quem nunca trabalhou com ela, mas a partir da prática vai se desvendando o funcionamento”, enfatiza o profissional, que considerou quase a totalidade do curso como sendo aplicável no ambiente de trabalho.

Opção pela Qualidade

Ricardo chegou até a SISNEMA através da indicação de amigos. “É difícil alguém que não conheça a SISNEMA. Vim realizar o curso aqui por recomendação de colegas e gostei bastante, achei boa a didática das aulas e é interessante observar que os instrutores são certificados e bem qualificados”, elogia.

O profissional conta que pensou em fazer o treinamento na região onde reside, mas a qualidade pesou mais: “Na minha opinião, os melhores cursos estão na capital, se é para investir em uma qualificação, é melhor apostar em qualidade. Por esse motivo, vim direto na SISNEMA, nem cheguei a procurar outras empresas, pois as referências que tinha eram ótimas”, descreve.

Profissional Empreendedor

Ricardo Portolan, 28 anos, é natural de Sarandi, município localizado ao norte do Estado, na região do Alto Uruguai, e distante 333 km de Porto Alegre.

O aluno, que sempre morou na cidade natal, concluiu em 2000 o Curso Técnico em Informática, na Escola de 1º e 2º graus Sarandi, e escolheu o município para ser a sede da Global Informática, empresa de sua propriedade, especializada em vendas e manutenção de equipamentos e serviços de desenvolvimento de páginas.

“Gosto muito de jogos virtuais, então meu interesse vem daí. Assim que minha família comprou um computador já fui logo fuçando e descobrindo os mecanismos. Atualmente o que mais me chama a atenção no setor é a criação de sites e a parte de entretenimento”, declara o Técnico, ao ser interrogado sobre o que lhe motivou a seguir na área tecnológica.

No momento, o profissional disse que seu foco está na empresa, e em se qualificar através de cursos específicos. “Até pensei em fazer faculdade e cheguei a cursar Web Design na Ulbra (Universidade Luterana do Brasil). O currículo da graduação mudou e passou a ser focado em design de produto e design gráfico, e como eu queria centralizar só em web, acabei desistindo”, relata.

Devido ao fato de trabalhar sozinho, e ser responsável por todos os serviços que a Global Informática presta, Ricardo não tem um horário fixo de trabalho, pois acaba atendendo fora do expediente comercial e está sempre de prontidão para eventuais problemas. “Quando se trabalha com manutenção, viramos quase um médico, nunca se sabe quando poderemos ser requisitados, e é preciso estar sempre pronto para atender os usuários”, conclui.


Publicação: 22/05/09

SISNEMA


Aluno SISNEMA elogia a qualidade do módulo Linux

Ricardo destacou os tópicos relacionados a firewall
banners

Veja também...
08/09/09 -João Carlos veio de Ibirubá se qualificar em Linux
14/08/09 -Anderson veio de Cerro Largo para curso Linux
07/08/09 -Leandro acumula no currículo 14 cursos SISNEMA
15/07/09 -Aldo percorreu 634 km em busca de qualificação
13/07/09 -Renato leva cultura do software livre ao seu trabalho
10/07/09 -Thiago, 18 anos, realiza segundo curso Linux
09/07/09 -Cristiano leva conhecimentos de Linux à Pelotas
24/06/09 -Viní­cius busca maior autonomia com qualificação Linux
22/06/09 -Turma de Linux Avançada satisfeita com o curso realizado
22/06/09 -Formação Linux Core V.11 SISNEMA - Turmas Abertas
22/05/09 -Érico descobriu as vantagens do Vista com a SISNEMA
22/05/09 -Ricardo, de Sarandi, aposta em LINUX para aprimorar serviços
21/05/09 -Samuel, de Santa Maria, fez curso Linux para investir na empresa
20/04/09 -Linux e jiu-jitsu dividem tempo de Renan
20/04/09 -Linux e jiu-jitsu dividem tempo de Renan
20/04/09 -Instrutora de Projeto Social, Cristiane qualifica-se na SISNEMA
15/04/09 -Fábio retorna de Cruz Alta para mais um módulo Linux
06/03/09 -André aprofunda teorias em Linux para aumentar segurança
03/03/09 -Tiago escolheu a SISNEMA para especialização em Linux
17/12/08 -Somando 20 cursos SISNEMA, Neimar é diferencial em TI
26/11/08 -Qualificação em Linux avaliado com nota 10 por alunos
13/10/08 -Lucas se dedicou integralmente à Formação Linux
10/10/08 -Everton veio de Santa Maria para qualificação em Linux
25/09/08 -Élisson leva para Soledade qualificação e soma em sua empresa
24/09/08 -Josemar veio de Palmeira das Missões para qualificação Linux
23/09/08 -Participando de sua 7ª qualificação, José se capacita em Linux
07/08/08 -Formação Linux Core com turmas abertas na SISNEMA
05/08/08 -Maico amplia suas chances de sucesso com qualificação Linux
09/07/08 -Curso de Linux da SISNEMA avaliado com nota dez
03/07/08 -Visando o mestrado em Portugal, Matheus se qualifica na SISNEMA
02/06/08 -Vindo de Frederico Westphalen, Luiz se capacita em Linux.
27/05/08 -Turmas abertas Linux
02/05/08 -Elizandro veio de Sarandi para qualificação em Linux
07/03/08 -Rodrigo já participou de Eventos da SISNEMA e agora se qualifica
14/02/08 -Fernando veio de São José do Ouro para formação de Linux
14/02/08 -Júlio veio de Erechim para se especializar com cursos da SISNEMA
13/02/08 -Valdir amplia habilidades com formação Linux
12/02/08 -Linux Professional – Serviços de Internet aos sábados
31/01/08 -Newton amplia conhecimentos e visa certificação Linux
10/01/08 -Paulo veio de Rio Grande para treinamento SSLXPC
19/12/07 -Renan veio de Caxias para especialização em SSLXPI
08/11/07 -Rômulo busca qualificação com a formação Linux
01/11/07 -Qualificação no trabalho desenvolvido é a busca de Rafael
27/09/07 -Especialização em Linux é o principal objetivo de Francis
26/09/07 -Luís busca mais conhecimentos na plataforma Linux
26/09/07 -Osmar soma qualificação em Linux
30/07/07 -Tarcisio em busca da inclusão digital através do Linux
13/07/07 -Rafael vem do Acre em busca de especialização
03/07/07 -Julio veio de Erechim para especialização em Linux
28/06/07 -Giovanni veio de Veranopólis em busca de qualificação