SS3584 - Android utilizando a Linguagem de Programação Kotlin

O curso de Android tem como foco os principais conceitos e boas práticas para o desenvolvimento mobile na plataforma Android da Google. Mostrando seus principais Widgets nativos e até mesmo algumas bibliotecas que auxiliam no desenvolvimento.

Aprender a desenvolver aplicativos em Android, utilizando bibliotecas, consumindo API Web e com a utilização do padrão Material Design a partir da linguagem Kotlin, desenvolvida pela JetBrains.

Com base neste treinamento você estará apto para desenvolver qualquer aplicativo na plataforma Android de forma nativa.

Carga Horária

40 h

Conteúdo

Módulo 1 – Introdução ao Android

O Android(Java x Kotlin) no mercado

História do Android + História dos aparelhos

Dispositivos Android

SDK Android

Configurando Ambiente de desenvolvimento

Emulador nativo (AVD nativo) x Emuladores (Genymotion, Memu, Blue Stacks)

Criando uma aplicação

Conhecendo a estrutura de arquivos

O que é uma Activity

Gerenciador de dependências Gradle

A Classe R

 

Módulo 2 - Estrutura Projeto Android

main.xml

strings.xml, styles.xml, colors.xml, dimens.xml, 

Ícone da aplicação (Iconograph)

Internacionalizando uma aplicação

AndroidManifest.xml (Começando a entender o manifest)

 

Módulo 3 – Layouts, Gerenciadores e suas propriedades

Atributos Widgets

@+id, hint, labelFor

layout_width

layout_height

layout_weight

Explicando wrap_content, match_parent (antigo fill_parent)

Trabalhando com medidas dp, sp, px, pt, ....

Gerenciadores de Layouts

            Layouts aninhados x Constraint Layouts.

 

            Linear Layout (Horizontal e vertical)

            Scroll Layout

            Frame Layout

            Table Layout, Table Row

            Relative Layout

            Constraint Layout

TextView, EditText, Button, ImageButton, ImageView, Checkbox, RadioButton

 

Módulo 4 - Kotlin

- O que é Kotlin

- História da linguagem

- Kotlin REPL

- Características da linguagem, tipos de dados, variáveis

- Null Safety

- Coleções em Kotlin

- Functions em Kotlin

 

Módulo 5 – Enviando msgs para o usuário

Entendendo Toast, Alert e SnackBar.

Utilizando biblioteca para envio de mensagens.

 

Módulo 6 – Entrada de dados

Método findViewById()

O que são eventos

Expressões Lambdas

Tipos de eventos (OnClick, OnLongClick, ...)

Criando eventos

Associando eventos aos botões.

Criando campos para entrada de dados a partir do usuário.

 

Módulo 7 – Intent implícita x explícita

Utilizando intent em Kotlin através de biblioteca.

Intent básica

Abrindo outra Activity

Intent trafegando String entre janelas

Intent trafegando objeto entre janelas

Intent retornando String de uma janela para outra

 

Módulo 8 – Entendendo ciclo de vida das Activitys e LogCat

Ciclo de vida de uma Activity

onCreate, onPause, onResume, onStop, onRestart, onDestroy.

Utilizando biblioteca para trabalhar com logs em Kotlin.

 

Módulo 9 – Widgets, RadioButton, CheckBox e Spinner

Utilizando RadioButton, CheckBox e Spinner no Android.

Introdução do String-array

Utilização do evento OnItemSelected

 

Módulo 10 - Fragments em Kotlin

Trabalhando com Fragments em Kotlin

 

Módulo 11 – RecyclerView, CardView e Adapters

Spinner com ArrayAdapter

Utilização de RecyclerView e CardView com adapters customizados

 

Módulo 12 – Técnicas do Material Design no Android

Menu Drawer em Kotlin

Trabalhando com o menu Drawer em Kotlin

Tabbed Interface em Kotlin

Trabalhando com Tabs em Kotlin

 

Módulo 13 – Consumindo API Web

Uso de Web-Service REST através de HTTP JSON ()

 

Módulo 14 – Google Play

Como funciona a conta de desenvolvedor

Certificado digital

Publicando aplicação

 

Pré-requisitos

- Conhecimentos básicos de linguagem SQL

- Lógica de Programação (SSWLPR)

- Desenvolvimento Orientado a Objeto – OOP (SS2904) ou conhecimento equivalentes.