Automation and Robotic

Vivemos hoje numa situação de economia global. É um desafio que devemos encarar com seriedade e dinamismo, para que não se transforme numa questão penosa de sobrevivência.  A indústria nacional. Para ela, este desafio significa a necessidade de um esforço de organização, modernização técnica e optimização de processos de fabrico, recorrendo à "inteligência" nacional para desenvolver e construir soluções que lhe permitam competir no mercado global. Não há outra forma.

Exige sistemas produtivos capazes de responder rapidamente a alterações do produto ou à introdução de um produto novo, produzam com elevada e constante qualidade, em pequena/média escala e permitindo a personalização do produto por parte do cliente (job shop manufacturing). Numa frase, exige Sistemas Flexíveis de Produção (SFP). São sistemas computorizados organizados em Células Flexíveis de Produção (CFP), onde se podem encontrar robôs manipuladores, robôs móveis, transportadores, sistemas de visão, autómatos programáveis, muita electrónica e muito software.

Apesar de tudo, a flexibilidade potencial desses sistemas é normalmente usada de forma insuficiente. Isso geralmente ocorre devido a três ordens de razões:

1. Falta de pessoal técnico especializado fora das empresas de integração e fornecedoras/fabricantes de tecnologia, com treino suficiente para tirar vantagem da flexibilidade potencial dos equipamentos;

2. A proliferação de linguagens de programação. Cada equipamento de uma CFP tem a sua linguagem de programação, o que dificulta a integração e principalmente as alterações por parte do utilizador.

3. Os sistemas existentes resultam geralmente de intervenções pontuais, não existindo uma integração de todo o processo produtivo, de planeamento e gestão da produção.

Isto significa que é ainda necessário um esforço significativo na área da formação, na standardização de software e hardware, e na simplificação da programação e operação deste tipo de sistemas, bem como uma abordagem global de sistema e não pontual.

A SISNEMA amplia seu leque de oportunidades para sua qualificação com especialistas do segmento.

 

Cursos

SS3427

IoT(Internet das coisas) com Arduino

Com esse curso você conhecerá o Arduino e também como programar para essa plataforma de maneira simples e rápida através de sua linguagem nativa... »
SS3542

Node.JS