"70% dos adultos do Brasil foram expostos a golpes de suporte técnico"

Levantamento da Microsoft aponta para vulnerabilidade de jovens adultos nesse contexto de fraudes
Por Sabrina Brito

Uma nova pesquisa, conduzida pela Microsoft em 16 países, buscou analisar a ocorrência de golpes de suporte técnico e seu impacto sobre o consumidor. Segundo o levantamento, 70% dos adultos do Brasil já foram expostos a uma fraude do tipo.

Esse tipo de golpe costuma acontecer por meio de ligações telefônicas nas quais os golpistas se passam por funcionários da Microsoft e avisam enganosamente o cliente de que ele é vítima de ataques virtuais danosos. Outra forma de aplicar o golpe é fazer aparecer pop-ups nas telas dos computadores do consumidor que tentam convencê-lo de que há um problema e que é preciso pagar os golpistas para consertá-lo.

Mensalmente, a Microsoft recebe cerca de 6,5 mil reclamações de indivíduos que foram vítimas de fraudes de suporte técnico. Outras marcas ligadas ao ramo da tecnologia estão sujeitas ao mesmo crime.

A pesquisa indicou ainda que, globalmente, três em cada cinco clientes se depararam com um golpe de suporte técnico no último ano. Além disso, 10% das pessoas entre 18 e 37 anos que foram expostas à fraude acabaram perdendo dinheiro.


Fonte: Veja