Administrador de sistemas passa a maior parte do tempo ocupado com manutenção e suporte
Mas a maioria dos administradores de PMEs prefere trabalhar na implementação de hardware e na avaliação de novas soluções, diz relatório da Paessler
A maioria dos administradores de sistemas passa a maior parte do tempo ocupado com tarefas de manutenção, suporte interno e cuidando da segurança de TI. Mas, o que eles realmente preferem é trabalhar na implementação de hardware e na avaliação de novas soluções. Para os administradores brasileiros, a atividade menos apreciada é a de help desk.
É o que aponta relatório de 2016 sobre os administradores de sistemas da Paessler AG, especializada em soluções para monitoramento de rede. O estudo destaca os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam em pequenas e médias empresas (PMEs).
O levantamento foi composto por diversas perguntas, inclusive um ranking das variadas tarefas que os administradores de sistemas exercem, quanto tempo levam na realização de cada uma e qual delas eles gostam mais, em uma escala de 1 a 5. A nota media dos administradores que passam a maior parte do tempo ocupado com tarefas de manutenção foi 3,6, suporte interno, 3,52 e segurança de TI, 3,38. A nota media dos que preferem trabalhar na implementação de novos hardwares foi 4,31 e na avaliação de novas soluções, 3,97.
Quando questionados acerca de quais serviços relacionados ao gerenciamento da TI estavam efetivamente planejando adotar, os mais citados foram virtualização, computação em nuvem, cibersegurança e gerenciamento de rede, enquanto poucos reportaram planos de gerenciamento de big data, Internet das Coisas (IoT), sistemas de hiperconvergencia ou rede definida por software. No Brasil, especificamente, a adoção de tecnologia de cibersegurança e de prevenção de shadow IT lideram o ranking.