O curso de Android tem como foco os principais conceitos e boas práticas para o desenvolvimento mobile na plataforma Android da Google. Mostrando seus principais Widgets nativos e até mesmo algumas bibliotecas que auxiliam no desenvolvimento.
Aprender a desenvolver aplicativos em Android, utilizando bibliotecas, consumindo API Web e com a utilização do padrão Material Design a partir da linguagem Kotlin, desenvolvida pela JetBrains.
Com base neste treinamento você estará apto para desenvolver qualquer aplicativo na plataforma Android de forma nativa.
Módulo 1 – Introdução ao Android
O Android(Java x Kotlin) no mercado
História do Android + História dos aparelhos
Dispositivos Android
SDK Android
Configurando Ambiente de desenvolvimento
Emulador nativo (AVD nativo) x Emuladores (Genymotion, Memu, Blue Stacks)
Criando uma aplicação
Conhecendo a estrutura de arquivos
O que é uma Activity
Gerenciador de dependências Gradle
A Classe R
Módulo 2 - Estrutura Projeto Android
main.xml
strings.xml, styles.xml, colors.xml, dimens.xml,
Ícone da aplicação (Iconograph)
Internacionalizando uma aplicação
AndroidManifest.xml (Começando a entender o manifest)
Módulo 3 – Layouts, Gerenciadores e suas propriedades
Atributos Widgets
@+id, hint, labelFor
layout_width
layout_height
layout_weight
Explicando wrap_content, match_parent (antigo fill_parent)
Trabalhando com medidas dp, sp, px, pt, ....
Gerenciadores de Layouts
Layouts aninhados x Constraint Layouts.
Linear Layout (Horizontal e vertical)
Scroll Layout
Frame Layout
Table Layout, Table Row
Relative Layout
Constraint Layout
TextView, EditText, Button, ImageButton, ImageView, Checkbox, RadioButton
Módulo 4 - Kotlin
- O que é Kotlin
- História da linguagem
- Kotlin REPL
- Características da linguagem, tipos de dados, variáveis
- Null Safety
- Coleções em Kotlin
- Functions em Kotlin
Módulo 5 – Enviando msgs para o usuário
Entendendo Toast, Alert e SnackBar.
Utilizando biblioteca para envio de mensagens.
Módulo 6 – Entrada de dados
Método findViewById()
O que são eventos
Expressões Lambdas
Tipos de eventos (OnClick, OnLongClick, ...)
Criando eventos
Associando eventos aos botões.
Criando campos para entrada de dados a partir do usuário.
Módulo 7 – Intent implícita x explícita
Utilizando intent em Kotlin através de biblioteca.
Intent básica
Abrindo outra Activity
Intent trafegando String entre janelas
Intent trafegando objeto entre janelas
Intent retornando String de uma janela para outra
Módulo 8 – Entendendo ciclo de vida das Activitys e LogCat
Ciclo de vida de uma Activity
onCreate, onPause, onResume, onStop, onRestart, onDestroy.
Utilizando biblioteca para trabalhar com logs em Kotlin.
Módulo 9 – Widgets, RadioButton, CheckBox e Spinner
Utilizando RadioButton, CheckBox e Spinner no Android.
Introdução do String-array
Utilização do evento OnItemSelected
Módulo 10 - Fragments em Kotlin
Trabalhando com Fragments em Kotlin
Módulo 11 – RecyclerView, CardView e Adapters
Spinner com ArrayAdapter
Utilização de RecyclerView e CardView com adapters customizados
Módulo 12 – Técnicas do Material Design no Android
Menu Drawer em Kotlin
Trabalhando com o menu Drawer em Kotlin
Tabbed Interface em Kotlin
Trabalhando com Tabs em Kotlin
Módulo 13 – Consumindo API Web
Uso de Web-Service REST através de HTTP JSON ()
Módulo 14 – Google Play
Como funciona a conta de desenvolvedor
Certificado digital
Publicando aplicação
- Conhecimentos básicos de linguagem SQL
- Lógica de Programação (SSWLPR)
- Desenvolvimento Orientado a Objeto – OOP (SS2904) ou conhecimento equivalentes.
Turmas Realizadas
Alunos Sisnema
Cursos Diferentes
Sisnema informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.