A gigante de produtos eletrônicos, que historicamente permaneceu indiferente ao pouco glamuroso, mas potencialmente lucrativo mercado de softwares empresariais, estabeleceu parcerias nos últimos dois anos com IBM, Cisco Systems e agora com a SAP, que permitem que seus produtos alcancem empresas.
A SAP, cujos softwares empresariais operam dentro de 87% das 2 mil maiores empresas do mundo, disse que vai trabalhar com a Apple para desenvolver aplicativos corporativos para dispositivos móveis, como iPhones e iPads, e funcionem com o software de banco de dados HANA.
HANA é a maior e mais nova plataforma da SAP em décadas. E a empresa está buscando atrair sua ampla base de clientes corporativos multinacionais para que convertam o clássico pacote de softwares para administração de planejamento financeiro, recursos humanos, produção e cadeias de fornecimento externo em softwares baseado em computação em nuvem.
A colaboração com a Apple vai tornar o HANA disponível não apenas para executivos que usam iPad, mas também para funcionários em campo, disse Kevin Ichhpurani, vice-presidente executivo para desenvolvimento de negócios estratégicos da SAP. Rivais mais novos como ServiceNow e Salesforce.com já estão mirando em funcionários em campo com alguns produtos que funcionam em smartphones.