Fale Conosco

"APAS mira geração de valor para o setor de bens de consumo através dos dados, com ferramenta de inteligência analítica para supermercadistas e fornecedores com nuvem Microsoft"

Plataforma é gerenciada pela Boltis, empresa criada pela associação e pela Market Science.

A Boltis surgiu com o objetivo de desenvolver e fortalecer o acesso à informação e inteligência analítica para redes de supermercados e fornecedores de todos os portes. Para isso, desenvolveu no Azure, plataforma de nuvem da Microsoft, uma solução de análise de dados para disponibilizar diagnósticos assertivos sobre o mercado, o comportamento de consumo nos pontos de venda e eficiência na execução da operação dos varejistas. A solução garante, ainda, a segurança da informação por meio das 85 ofertas de conformidade de Azure que atendem a padrões internacionais e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Através destas soluções, são analisados os cupons fiscais das redes participantes, para extração de dados como produto, quantidade e forma de pagamento. Essas informações são armazenadas em um data lake (repositório de dados) – que roda em Azure e são tratadas de forma automatizada por meio de aplicações, e, então, minerados e analisados.

A Boltis visa endereçar dois objetivos para o mercado local com esta tecnologia, sendo o principal deles ampliar e fortalecer a gestão através da análise de dados, e o segundo que é entregar análises e informação de forma mais rápida com insights para auxiliar na tomada de decisão. “Nosso objetivo é permitir que os dados cheguem como informações relevantes para o negócio, auxiliando o crescimento de todo o setor de forma rápida e mais inteligente. Com a nuvem, conseguimos entregar relatórios consistentes semanalmente através do nosso painel. Além disso, queremos que nossa solução forneça estes insumos também para as pequenas empresas que atualmente têm acesso limitado a serviços de análise de dados”, comenta Antonio Santana, diretor de operações e TI na Boltis.

Com a solução, desenvolvida pela BlueShift – empresa parceira da Microsoft – a Boltis retorna aos seus clientes indicadores relevantes sobre o desempenho de uma categoria de produto em um determinado período; os produtos ou categorias que estão com tendência de crescimento no mercado como um todo para reposição e maior investimento; novos produtos lançados; participação das marcas no mercado em geral e o desempenho do próprio ponto de venda.

A tecnologia faz ainda uma análise da execução tanto dos fabricantes quanto dos varejistas a fim de entender se eles estão operando da melhor forma que poderiam, levando em conta se as lojas têm o produto certo, com o preço certo, na hora certa. A solução da Boltis também possibilita fazer uma análise do comportamento do consumidor no ponto de venda, compreendendo assim variáveis de compra conjunta de produtos, se há ou não fidelidade por uma marca, quais seções são mais visitadas dentro do supermercado, dentre outras. “Todas estas análises do público são realizadas por perfis. Dessa forma, conseguimos visualizar, por exemplo, particularidades do consumidor com perfil de compra de abastecimento, de ocasião ou os caça-promoções. Nenhuma informação é individualizada, a ideia é identificar o todo e as empresas podem tomar decisões com base nestes perfis, além das outras soluções e insights sobre execução e desempenho”, diz Santana.

“A nuvem foi uma habilitadora essencial para que a Boltis pudesse aplicar inteligência aos seus dados e abrir portas para o crescimento do varejo de bens de consumo. Hoje, as informações são entregues por semana, mas a solução tem capacidade para entrega em uma hora, em minutos e até mesmo em tempo real, com grande nível de detalhes e granularidade. Isso é um marco de inovação para este mercado que possui uma grande volumetria de informações com potencial de negócios”, afirma Priscyla Laham, vice-presidente de Vendas para o Mercado Corporativo & PMEs da Microsoft Brasil.

O objetivo da Boltis e da APAS é de continuar expandindo o serviço para todo o país. “Ao consolidarmos os dados de mais varejistas, conseguimos ter uma visão mais completa do mercado e, assim, trazer uma análise cada vez mais completa e possibilitar tomadas de decisões estratégicas que vão beneficiar o setor como um todo”, finaliza Antonio Santana.

Sobre a Boltis

A Boltis é uma empresa de Inteligência Analítica, criada pela APAS e pela Market Science, especializada em investigação de mercados de bens de consumo e comportamento do consumidor, parceira do varejo e da indústria na gestão da execução e na geração de insights para a tomada de decisões de negócio.

Sobre a APAS

Desde que foi criada, em 1971, a APAS – Associação Paulista de Supermercados, entidade de classe que reúne empresários supermercadistas do Estado de São Paulo, vem registrando uma trajetória de sucesso, tendo sempre sua missão como foco e norte das suas ações. Uma de suas metas permanentes é profissionalizar o setor para melhor atender aos anseios do consumidor, além de buscar a excelência na operação, apontar as tendências do varejo e promover a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.


Fonte: Microsoft