App do Google compartilha sua localização se você desaparecer
São Paulo – O Google lança hoje, para smartphones com sistema Android, um aplicativo grátis que mostra a sua localização aos seus entes queridos ou amigos em casos de emergência. O recurso compartilha dados de histórico do GPS do seu aparelho mesmo que ele não esteja com sinal de internet móvel ou caso a bateria tenha acabado.
O app é chamado Trusted Contacts e funciona da seguinte maneira: você seleciona seus contatos favoritos, que podem ser, no máximo, 50. A partir daí, essas outras pessoas também precisam baixar o aplicativo para que a plataforma funcione. Elas poderão ver se você está online no momento ou quando foi a última vez que você usou o smartphone conectado à internet.
No caso de uma emergência, como uma tempestade terrível, um terremoto ou se você tiver desaparecido ao fazer uma trilha, um desses contatos selecionados poderá solicitar a sua localização. Se você não responder com o local em que está ou negar o compartilhamento de dados manualmente dentro do prazo de cinco minutos, a pessoa que procura por você receberá informações sobre o último lugar em que o seu celular tinha sinal. Dessa forma, será possível encontrar, por exemplo, alguém que se perdeu e não tem como se comunicar.
O recurso também funciona para monitorar o trajeto de alguém em alguma situação perigosa, como uma caminhada em uma rua escura em altas horas após um dia longo no escritório ou na faculdade.
O Google ressalta que o Trusted Contacts é um aplicativo que os usuários precisam escolher usar – e não algo que pode ser feito somente por alguém que quer monitorar você. Se alguma pessoa tentar acompanhar seu deslocamento diário por esse app, não será possível sem o seu consentimento, bem como a instalação do aplicativo.
A empresa informa que trabalha em uma versão do Trusted Contacts para iPhones, mas ainda não há previsão de lançamento.
O Trusted Contacts parece ser um desdobramento natural de um recurso de monitoramento de GPS que os smartphones com sistema Android já fazem normalmente, após uma aprovação descuidada de concessão de dados do usuário na ativação de um novo celular. Você pode ver que isso acontece com você consultando este link, no qual você também pode optar por parar de compartilhar esses dados com o Google.