Diversas companhias lutam por um pedaço do mercado global de infraestrutura cloud. Segundo um estudo da Synergy Research Group, mais da metade desse mercado está, contudo, concentrado nas mãos de quatro gigantes norte-americanos de tecnologia.
A Amazon Web Services, sozinha, detém quase um terço (31%) de market share, seguida por Microsoft (11%), IBM (8%) e Google (5%). Vale ressaltar que o levantamento considera tanto negócios de IaaS quanto plataforma como serviços (PaaS) e serviços de nuvem privadas.
“O que diferencia a AWS de seus concorrentes? A presença global, a musculatura dos investimentos em marketing, a habilidade de financiar altos investimentos em data center e, em muitos casos, a determinação de vencer”, lista John Dinsdale, analista da consultoria.
A Synergy calcula que o mercado global de serviços de infraestrutura em nuvem movimentam cerca de US$ 28 bilhões, sendo que grande parte desse montante concentra-se na América do Norte (o que, de certa forma, justifica o fato de os líderes serem empresas de origem norte-americana).