Brasil é país mais conectado entre BRICs, aponta estudo da GfK

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A empresa de pesquisas GfK divulga os resultados da 5ª edição do estudo “GfK Connected Consumer Index”, que classifica 78 países de oito regiões de acordo com os níveis de conectividade de suas populações, detalhando também os dispositivos mais usados.

O levantamento revela que o Brasil ocupa o 42º lugar no ranking mundial, liderado poHong Kong, América do Norte e Emirados Árabes Unidos.

O objetivo do estudo, segundo a empresa, é oferecer um panorama global da conectividade nos últimos cinco anos, para que empresas dos mais variados setores possam tomar decisões estratégicas que envolvem desde oferta de dispositivos, conteúdos e tecnologias.

Entre os países sul-americanos, o Chile obteve a melhor colocação, do ranking, saltando sete posições em relação ao ano passado, e ficando com a 20ª posição. Em seguida, vem o Brasil (42ª), Colômbia (53ª), Argentina (54ª) e Peru (60ª).

“Apesar de economicamente menos representativo do que o Brasil, o Chile tem legislação mais favorável a investimentos e uma aceitação da banda larga mais alta que os demais países do Continente Sul Americano”, analisa o diretor geral do Grupo GfK no Brasil, Felipe Mendes.

Entre os chamados países BRIC [Brasil, Rússia, Índia e China], o Brasil é o mais bem colocado do ranking, seguido pela Rússia (43ª), China (47ª) e pela Índia, bem mais abaixo, na 72ª colocação.

No Brasil, o estudo identificou que os smartphones são o principal dispositivo de acesso à internet, mas o significativo avanço dos wearables e das TVs como instrumentos de conectividade vem chamando a atenção.

“Em apenas um ano, os wearables cresceram 10% e as TVs, 11%. São tecnologias novas que ganham força e tendem a se popularizar nos próximos anos”, assinala o executivo da GfK.