Chatbot usa inteligência artificial para monitorar performance digital
Assistente virtual simplifica gerenciamento de desempenho de aplicações na web
Anunciado como o primeiro chatbot de interface para monitoramento de desempenho de aplicações na web, o Davis, da Dynatrace, com o uso de recursos de inteligência artificial, é capaz de detectar anomalias, interagir e fornece respostas em tempo real para a equipe de TI que precisa monitorar sistemas para uma gestão preventiva do seu ambiente digital.
Segundo a empresa, com o assistente virtual, a resolução de problemas em aplicações online — que afetam a experiência do usuário e diminuem as taxas de conversão para as empresas — fica mais simples e automatizada.
“Em vez de o profissional ter que abrir telas, analisar relatórios e tirar conclusões, ele pode simplesmente conversar com a ferramenta em linguagem natural, seja por comando de voz, seja por texto. Isso diminui drasticamente o tempo para identificar e resolver erros que podem acontecer em qualquer camada da cadeia de entrega das aplicações e impactar a experiência dos usuários, seja um problema de login, uma falha no banco de dados, no middleware, na rede ou mesmo no código da aplicação”, explica Roberto Carvalho, presidente da Dynatrace no Brasil.
Segundo o executivo, a expectativa é que o Davis seja parte do dia a dia dos milhares de clientes da empresa ao redor do mundo. “A vantagem é que eles não precisam ser especialistas em APM (Application Performance Management), para interagir com esse chatbot. Isso ajuda as organizações a amadurecerem suas estratégias de transformação digital tendo como pilares a melhoria contínua da performance dos serviços de negócio e a experiência digital dos usuários internos e externos”, avalia Carvalho.
O presidente da Dynatrace no Brasil ainda informa que grandes organizações de setores como varejo, telecomunicações, seguro e financeiro já estão experimentando a novidade. “Com o Davis e a inteligência artificial estamos redefinindo o conceito de gerenciamento de aplicações”, completa o executivo.