"Como as empresas líderes de mercado estão preparando seus funcionários para o mundo do trabalho híbrido?"
Empatia, escuta ativa e flexibilidade serão essenciais
Por mais que alguns escritórios ao redor do mundo comecem a receber funcionários de volta aos locais de trabalho, não significa que retornaremos ao que era antes. O último relatório de Índice de Tendências de Trabalho da Microsoft – uma pesquisa que extrai percepções de 30.000 funcionários em todo o mundo, bem como dados do Microsoft 365 e do LinkedIn – mostra que estamos entrando em um mundo de trabalho híbrido.
O Índice de Tendências de Trabalho também mostra que os últimos 18 meses afetaram muitos trabalhadores.
Então, como as organizações estão navegando neste momento desafiador? Recentemente, a Microsoft organizou um evento virtual explorando como as equipes de RH e Comunicação estão trabalhando com a liderança e engajando os funcionários para ajudá-los a se sentirem capacitados, equilibrados e com energia.
Selina Millstam, vice-presidente e líder de gestão de talentos da Ericsson
“Quando a pandemia chegou, 90% dos funcionários optaram por formas remotas de trabalho. Foi rápido. Esse movimento é muito mais complexo. Esta é a nossa oportunidade de abraçar o futuro do trabalho. O teste prático é fundamental para a nossa abordagem de como nos envolvemos com os funcionários.”
“Estamos trabalhando com nossos líderes para garantir que eles não estejam apenas sintonizados com a produtividade, mas com o que as pessoas estão sentindo. Para ajudar a construir empatia, criamos diferentes personas de funcionários, que mapeiam diferentes situações profissionais e de vida, e trabalhamos com nossos líderes para ajudar a garantir que as pessoas se sintam encorajadas para falar ativamente.”
“Em um cenário onde as pessoas estão muito sobrecarregadas, você precisa ter certeza de que está dando a elas as informações certas na hora certa e da maneira certa. E você tem que ter certeza de que está apresentando as informações de uma forma que elas saibam como as mudanças irão impactá-las.”
Duncan Cantor, líder global de Comunicações Empresariais, Sandoz
“Criar um sentimento de segurança psicológica entre nossa comunidade é uma prioridade. O que é segurança psicológica? É a capacidade de dizer não, sentir-se confortável para falar e sentir que pode correr riscos sem medo das consequências. Para nós, é criar uma cultura de local de trabalho na qual falar é sempre a coisa certa a fazer – e não concordar ou concordar apenas para se sentir parte da equipe.
Para muitos membros sênior das equipes, é exigido um novo estilo de liderança. Aceitar quando as pessoas dizem ‘não’ e ‘sim, mas’ – e reconhecer que a franqueza não é uma ameaça à sua liderança.
Também se trata de passar a responder às coisas em vez de reagir – com grande ênfase em ouvir. Construir consenso é cada vez mais importante. Estamos trabalhando com líderes para pensar rápido, mas agir devagar. Para muitos executivos, ser um bom líder é definido como tomar decisões, de maneira rápida – e o poder do instinto. Portanto, essa é uma grande mudança.”
“Estamos focados em desenvolver as habilidades de escuta em nossos líderes. Com essa mudança, não queremos nos mover muito rapidamente. Queremos que elas ocorram naturalmente para não sobrecarregar as pessoas. Você não pode apressar algo como ouvir – é absolutamente fundamental.”
Lisa Finnegan, vice-presidente e parceira de negócios internacional de RH, LinkedIn
“Estamos adotando a rotina de trabalho não-linear – as pessoas devem ser capazes de reservar tempo em seus dias para exercícios e cuidados das crianças. Ao retornarmos ao escritório, precisamos estar vigilantes contra o presenteísmo. Introduzimos os ‘dias centrais’ – momentos em que é valioso para as equipes estarem juntas fisicamente. Também estamos definindo os “guerreiros de jornada” para os clientes – e apoiando a preferência das pessoas por reuniões virtuais com clientes caso a saúde e a segurança estejam em questão.
Richard Beaven, especialista em Futuro do Trabalho
“Temos cinco gerações no local de trabalho, cada uma com um conjunto diferente de necessidades e sensibilidades. O surgimento de uma cultura de trabalho híbrida representa uma oportunidade para abordar tendências enviesadas – por exemplo, a aparência das pessoas e o que as pessoas vestem pode se tornar um ponto focal a menos em um mundo mais virtual. É importante não romantizar a cultura tradicional do escritório. O que funciona para alguns não funciona para todos. As mulheres na força de trabalho foram desproporcionalmente impactadas pela pandemia – então este é um momento de reavaliar para garantir um ambiente mais inclusivo.”
Diane Duperret, llíder global de Comunicações Corporativas, Nespresso
“A pandemia nos permitiu reinventar a nós mesmos e a forma como nos envolvemos com o nosso pessoal. Agora experimentamos novos canais e abordagens. Quando as coisas não funcionam, aprendemos e experimentamos algo novo. Somos muito transparentes com os funcionários e eles apreciam muito isso.”
“Nossa equipe de liderança é realmente aberta com os funcionários: diga-nos o que você precisa. Capacitamos os gerentes para ajudar as pessoas a trabalhar de forma flexível e com prioridades.”
“Se você deseja se aproximar dos funcionários, você, como líder, também precisa estar aberto para falar sobre o que está vivendo. Admita que você é humano e não tenha medo de reconhecer que alguns dias são difíceis.”
Anne Marie Kiernan, líder de Comunicações Internas, Kellogg Company
“Queremos construir um exército de contadores de histórias em toda a empresa.”
“Estamos entrando em uma grande onda de mudanças – neste mundo híbrido, a digitalização está acelerando e a demografia dos funcionários está mudando. Há alguns anos, 38% dos nossos funcionários eram da geração Y – agora são 52%. Então, temos que mudar também. Esses funcionários são sociais e querem conversar. Para nos envolvermos de forma mais eficaz, convidamos membros da comunidade millennial para fazer parceria conosco e moldar uma família embaixadora. Nosso foco é fornecer a esses embaixadores um treinamento especial sobre narrativa e comunicação, incluindo coisas como a criação de vídeos atraentes para as redes sociais. O Yammer tem sido um ótimo canal para engajarmos todos os membros da nossa comunidade – incluindo os millennials”.
Fonte: Microsoft