Fale Conosco

"Como garantir energia ininterrupta para as redes de telecom"

Conteúdo oferecido por TS Shara


Garantir a alimentação de energia elétrica ininterrupta é uma preocupação constante das empresas de telecomunicações e provedores de serviços de Internet. Isso porque a alta disponibilidade e o desempenho dos serviços é um ponto crucial para manter a competitividade; e qualquer parada não planejada pode gerar sérios danos financeiros e de imagem.

Pedro Sakher AL Shara, diretor-presidente da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão, diz que com a digitalização e o novos serviços, como 5G, IoT – Internet das coisas e nuvem, a energia se tornou um ponto ainda mais crítico nas infraestruturas de telecomunicações. “Para evitar interrupções, falhas de equipamentos ou até mesmo perdas de configurações é preciso investir em um ambiente seguro, capaz de permitir o funcionamento constante dos data center e redes”, completa o executivo.

Atenta a esta demanda, a TS Shara desenvolveu a TS ON Inverter, uma linha de inversores com potências que variam de 1 a 6 kVA. Os produtos são monofásicos (500 a 4500 W) e ideais para alimentar equipamentos de operadoras e provedores de serviços de Internet (servidores, roteadores e OLTs), já que fornecem alimentação contínua e protegida com onda senoidal pura e utilizam o próprio banco de baterias de 48 V do POP – ponto de presença.

AL Shara ainda destaca que os equipamentos operam nos modos redundante e stand-alone. No primeiro caso, o inversor usa a rede, o gerador ou as baterias do POP enquanto está operando, além de agregar os recursos by-pass em caso de falha no retificador, redução de desgaste e manutenção do retificador e rendimento médio de 95%. Traz entrada bivolt automática de 110/220V. “Em caso de falta da rede elétrica, o dispositivo automaticamente gera a energia necessária por meio das baterias com uma onda senoidal pura e a tensão pré-selecionada previamente. Este modo ainda permite uma maior vida útil as baterias”.

Já no modelo de operação stand-alone o equipamento permanece em operação contínua pelo banco de baterias de 48 V e oferece isolação galvânica, evitando fluxos de corrente e choques acidentais nos usuários.

Tecnologia universal

A linha TS On é desenvolvida com tecnologia de voltagem Universal. Com essa característica, os inversores podem ser conectados com qualquer tensão de entrada e saída em qualquer rede elétrica do país (110/220 V).

Disponíveis no padrão rack 19”com 2U, 3U e 5U, os equipamentos ainda contam com recursos como tecla liga-desliga com memória e retardo, evitando o desligamento acidental; LEDs indicativos de operação; sinalização audiovisual de status de operação; disjuntor; cabo de alimentação e quatro tomadas de 10 A; e engate rápido para conexão ao banco de baterias. Opcionalmente, o inversor pode ser conectado a rede SNMP, permitindo o monitoramento local ou remoto, apresentando parâmetros como tensão de entrada e saída, falha na rede elétrica e percentual da bateria utilizado.

Com 30 anos de atuação, a TS Shara conta com uma planta industrial de 8 mil metros quadrados em São Paulo. A empresa tem 270 funcionários diretos e 500 indiretos e está presente em todo o país por meio de uma ampla rede de assistência técnica, revendedores e distribuidores.


Fonte: Infra News Telecom