Este curso ensina os profissionais de TI a configurar serviços avançados do Windows Server usando tecnologias locais, híbridas e em nuvem. O curso ensina aos profissionais de TI como aproveitar os recursos híbridos do Azure, como migrar cargas de trabalho de servidores físicos e virtuais para o Azure IaaS e como proteger VMs do Azure executando o Windows Server. O curso também ensina os profissionais de TI a realizar tarefas relacionadas à alta disponibilidade, solução de problemas e recuperação de desastres. O curso destaca ferramentas e tecnologias administrativas, incluindo Windows Admin Center, PowerShell, Azure Arc, Azure Automation Update Management, Microsoft Defender for Identity, Azure Security Center, Azure Migrate e Azure Monitor.
Este curso de quatro dias destina-se a administradores híbridos do Windows Server que têm experiência em trabalhar com o Windows Server e desejam estender os recursos de seus ambientes locais combinando tecnologias locais e híbridas. Os administradores híbridos do Windows Server que já implementam e gerenciam as principais tecnologias locais desejam proteger e proteger seus ambientes, migrar cargas de trabalho virtuais e físicas para o Azure Iaas, habilitar um ambiente altamente disponível e totalmente redundante e realizar monitoramento e solução de problemas.
Após concluir este curso, os alunos serão capazes de:
Módulo 1: Segurança do Windows ServerEste módulo discute como proteger um ambiente do Active Directory protegendo contas de usuário com privilégios mínimos e colocando-as no grupo Usuários Protegidos. O módulo aborda como limitar o escopo de autenticação e corrigir contas potencialmente inseguras. O módulo também descreve como fortalecer a configuração de segurança de um ambiente do sistema operacional Windows Server. Além disso, o módulo discute o uso do Windows Server Update Services para implantar atualizações do sistema operacional em computadores na rede. Por fim, o módulo aborda como proteger o DNS do Windows Server para ajudar a proteger a infraestrutura de resolução de nomes de rede.
Laboratório: Configurando a segurança no Windows Server
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Módulo 2: Implementando soluções de segurança em cenários híbridosEste módulo descreve como proteger recursos locais do Windows Server e cargas de trabalho do Azure IaaS. O módulo aborda como melhorar a segurança da rede para VMs de infraestrutura como serviço (IaaS) do Windows Server e como diagnosticar problemas de segurança de rede com essas VMs. Além disso, o módulo apresenta a Central de Segurança do Azure e explica como integrar computadores Windows Server à Central de Segurança. O módulo também descreve como habilitar o Gerenciamento de Atualizações do Azure, implantar atualizações, revisar uma avaliação de atualização e gerenciar atualizações para VMs do Azure. O módulo explica como os controles de aplicativo adaptáveis e a criptografia de disco BitLocker são usados para proteger VMs IaaS do Windows Server. Por fim, o módulo explica como monitorar as VMs IaaS do Windows Server Azure para alterações nos arquivos e no registro, bem como monitorar as modificações feitas no software do aplicativo.
Laboratório: Usando a Central de Segurança do Azure em cenários híbridos
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Módulo 3: Implementando alta disponibilidadeEste módulo descreve tecnologias e opções para criar um ambiente Windows Server altamente disponível. O módulo apresenta Volumes Compartilhados em Cluster para acesso de armazenamento compartilhado em vários nós de cluster. O módulo também destaca clusters de failover, clusters estendidos e conjuntos de clusters para implementar a alta disponibilidade de cargas de trabalho do Windows Server. O módulo discute as provisões de alta disponibilidade para VMs Hyper-V e Windows Server, como balanceamento de carga de rede, migração ao vivo e migração de armazenamento. O módulo também abrange opções de alta disponibilidade para compartilhamentos hospedados em servidores de arquivos do Windows Server. Por fim, o módulo descreve como implementar o dimensionamento para conjuntos de dimensionamento de máquinas virtuais e VMs com balanceamento de carga e como implementar o Azure Site Recovery.
Laboratório: Implementando clusters de failover
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Módulo 4: Recuperação de desastres no Windows ServerEste módulo apresenta a Réplica do Hyper-V como uma solução de continuidade de negócios e recuperação de desastres para um ambiente virtual. O módulo discute cenários e casos de uso de réplica do Hyper-V e os pré-requisitos para usá-lo. O módulo também discute como implementar o Azure Site Recovery em cenários locais para se recuperar de desastres.
Laboratório : Implementando a réplica do Hyper-V e o backup do Windows Server
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Módulo 5: Implementando serviços de recuperação em cenários híbridosEste módulo abrange ferramentas e tecnologias para implementar a recuperação de desastres em cenários híbridos, enquanto o módulo anterior se concentra em soluções BCDR para cenários locais. O módulo começa com o Backup do Azure como um serviço para proteger arquivos e pastas antes de destacar como implementar Cofres de Recuperação e Políticas de Backup do Azure. O módulo descreve como recuperar máquinas virtuais IaaS do Windows, realizar backup e restauração de cargas de trabalho locais e gerenciar backups de VM do Azure. O módulo também aborda como fornecer recuperação de desastres para a infraestrutura do Azure gerenciando e orquestrando a replicação, o failover e o failback de máquinas virtuais do Azure com o Azure Site Recovery.
Laboratório: Implementando serviços de recuperação baseados no Azure
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Módulo 6: Atualizar e migrar no Windows ServerEste módulo discute abordagens para migrar e atualizar cargas de trabalho do Windows Server em execução em versões anteriores do Windows Server. O módulo abrange as estratégias necessárias para mover controladores de domínio para o Windows Server 2022 e descreve como a Ferramenta de Migração do Active Directory pode consolidar domínios em uma floresta ou migrar domínios para uma nova floresta do AD DS. O módulo também discute o uso do Serviço de Migração de Armazenamento para migrar arquivos e compartilhamentos de arquivos de servidores de arquivos existentes para novos servidores que executam o Windows Server 2022. Por fim, o módulo aborda como instalar e usar os cmdlets das Ferramentas de Migração do Windows Server para migrar funções de servidor usadas com frequência de versões anteriores do Windows Server.
Laboratório: Migrando cargas de trabalho do Windows Server para VMs IaaS
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Módulo 7: Implementando a migração em cenários híbridosEste módulo discute abordagens para migrar cargas de trabalho em execução no Windows Server para uma máquina virtual de infraestrutura como serviço (IaaS). O módulo apresenta o uso do Azure Migrate para avaliar e migrar instâncias locais do Windows Server para o Microsoft Azure. O módulo também aborda como migrar uma carga de trabalho em execução no Windows Server para uma máquina virtual (VM) de infraestrutura como serviço (IaaS) e para o Windows Server 2022 usando as ferramentas de migração do Windows Server ou o Serviço de Migração de Armazenamento. Por fim, este módulo descreve como usar a ferramenta Azure Migrate App Containerization para conteinerizar e migrar aplicativos ASP.NET para o Azure App Service.
Laboratório : Migrando servidores de VMs locais para VMs IaaS
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Módulo 8: Monitoramento de servidor e desempenho no Windows ServerEste módulo apresenta uma variedade de ferramentas para monitorar o sistema operacional e os aplicativos em um computador Windows Server, além de descrever como configurar um sistema para otimizar a eficiência e solucionar problemas. O módulo aborda como o Visualizador de eventos fornece um local conveniente e acessível para observar eventos que ocorrem e como interpretar os dados no log de eventos. O módulo também aborda como auditar e diagnosticar um ambiente do Windows Server para conformidade regulatória, atividade do usuário e solução de problemas. Por fim, o módulo explica como solucionar falhas do serviço AD DS ou desempenho degradado, incluindo recuperação de objetos excluídos e do banco de dados AD DS e como solucionar problemas de autenticação híbrida.
Laboratório: Monitoramento e solução de problemas do Windows Server
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Módulo 9: Implementando o monitoramento operacional em cenários híbridosEste módulo abrange o uso de ferramentas, processos e práticas recomendadas de monitoramento e solução de problemas para otimizar o desempenho do aplicativo e a disponibilidade de VMs IaaS do Windows Server e instâncias híbridas. O módulo descreve como implementar o Azure Monitor para VMs IaaS no Azure, implementar o Azure Monitor em ambientes locais e usar mapas de dependência. O módulo explica como habilitar o diagnóstico para obter dados sobre uma VM, exibir as métricas da VM no Azure Metrics Explorer e criar um alerta de métrica para monitorar o desempenho da VM. O módulo aborda como monitorar o desempenho da VM usando o Azure Monitor VM Insights. O módulo descreve vários aspectos da solução de problemas no local e conectividade de rede híbrida, incluindo como diagnosticar problemas comuns com DHCP, resolução de nomes, configuração de IP e roteamento.
Laboratório : Monitoramento e solução de problemas de VMs IaaS executando o Windows Server
Após concluir este módulo, os alunos serão capazes de:
Antes de frequentar este curso, os alunos devem ter:
Exame AZ-800: Como administrar a infraestrutura de núcleo híbrido do Windows Server
Exame AZ-801: Configurar serviços avançados híbridos do Windows Server
MATERIAL DIDÁTICO EM INGLÊS
Turmas Realizadas
Alunos Sisnema
Cursos Diferentes
Sisnema informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.