Enquanto aguarda fusão com EMC, Dell inicia produção de storage no Brasil

storage dell

Controladores SC9000 e os gabinetes de expansão SC400 e 420 serão manufaturados na planta de Hortolândia (SP)

Em compasso de espera por um desfecho referente à compra da EMC, a Dell segue soberana sobre os rumos de sua divisão de storage. A companhia acaba de anunciar a produção de algumas linhas de armazenamento no Brasil. Serão manufaturados os controladores SC9000 e os gabinetes de expansão SC400 e 420 na planta de Hortolândia (SP).

“O grande benefício é o tempo de entrega”, resume João Bortone, diretor de produtos e soluções corporativas da companhia, afirmando que a estratégia produtiva também reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro.

O SC9000 é uma plataforma de híbrida armazenamento (disco rotacional e flash) e foi lançado em outubro de 2015. A solução foi desenvolvida sobre a plataforma de servidores PowerEdge 13G e traz uma arquitetura que facilita a integração com ambientes VMware, Azure e OpenStack.

Bortone comenta que começar o processo de fabricação local com um dos produtos de armazenamento mais recentes no portfólio da provedora vincula-se ao fato de que vários componentes do equipamento servem como base para os lançamentos que estão no roadmap da fabricante.

A companhia não dá direcionamentos sobre os impactos de nacionalizar a produção de uma linha que concorre contra alguns equipamentos EMC. “Não temos muitas respostas sobre isso”, reforça Marcos Café, diretor de storage da Dell para a América Latina.

 “Vamos ter ganhos de escala”, celebra o executivo que já ocupou o posto de country manager da NetApp no Brasil. Esse não é um projeto de curto prazo”, enfatiza Bortone, para adicionar: “Já que vai fazer, traz o novo, que vai dar uma vida mais longa”.