Equinix libera conexões para clientes lesados pela ServerLoft

Provedora que sofreu "apagão digital" deixou mais de 16 mil empresas, prefeituras e hospitais com sites fora do ar e sem acesso a dados

A Equinix, , fornecedora de serviços de data center que controla a Alog Data Centers do Brasil, acaba de restabelecer as conexões de cerca de 16 mil empresas clientes da provedora de acesso ServerLoft que estavam com seus sites fora do ar e sem acesso a seus dados desde o dia 19 de dezembro.

Instalada em Barueri, na Grande São Paulo, a ServerLoft é uma provedora de serviços em nuvem para empresas, prefeituras e outros órgãos de governo, que tiveram suas operações interrompidas devido a uma longa inadimplência junto à Equinix.  

Com a decisão da Equinix, todos os clientes afetados passam a contar com os mesmos níveis de acesso de antes da interrupção para poderem fazer backup, extrair dados e migrar os serviços para outros provedores.

Em contato com os envolvidos, a Abrahosting constatou diversos problemas ocasionados pela paralisação da ServerLoft em sites de interesse público, como portais de prefeituras e hospitais. Diversas empresas de e-commerce também estavam fora do ar justamente no período do ano de maior movimento de negócios. 

Segundo a Abrahosting, este foi o primeiro grande caso de "apagão digital" já registrado no Brasil. A entidade avalia que o caso da ServerLoft vai além de uma falha circunstancial, já que todos os canais de contato com a empresa ficaram inativos e nenhum proprietário ou funcionário da ServerLoft podia ser encontrado pelos clientes.

A entidade se vale do incidente para reforçar as recomendações às empresas no sentido de se prepararem com planos contingenciais e com cuidados adicionais, como a divisão dos serviços e backups em diferentes provedores.

A Abrahosting recomenda ainda que as empresas verifiquem a reputação e a estrutura dos provedores antes da contratação de seus serviços e assinala que a ServerLoft nunca foi homologada como associada da Abrahosting.