Google apresenta sequência de novidades em evento para desenvolvedores
Inteligência Artificial, realidade virtual, APIs, rival do WhatsApp e Android N. Veja os anúncios da fabricante na abertura do I/O 2016
O Google apresentou uma sequência de novidades nesta quarta-feira (18/05). Durante a abertura do I/O 2016, sua conferência para desenvolvedores, a gigante de buscas revelou um arsenal de inovações que facilitam a vida tanto de quem desenvolve quanto de quem utiliza suas soluções.
Para o corporativo, a companhia disponibilizou interfaces que facilitam a integração de recursos do Docs com outras ferramentas de mercado. A tecnologia permite, por exemplo, sincronizar de forma dinâmica os dados do Sheet com arquivos de CRM da Salesforce.
Outro anúncio aguardado vincula-se a uma nova versão do seu sistema operacional móvel. Sem detalhar o nome do novo sistema (Nutella?), provedora listou capacidades do Android N. A sequência de incrementos é ampla e já pode ser explorada por desenvolvedores.
Também para o ambiente móvel, uma nova tecnologia apresentada permite rodar aplicativos no Android sem a necessidade de instalação. O Instant Apps roda em diferentes versões da plataforma e deve chegar ao mercado em 2017.
“Queremos facilitar a conexão entre usuários e desenvolvedores”, sintetizou Ellie Powers, gerente envolvida com o produto. A lógica consiste em clicar em um link web e uma parte complementar do sistema é carregada a partir da Play Store.
A executiva deu o exemplo sobre como a tecnologia poderia ser usada para realizar compras. Ela pesquisou uma bag para câmeras fotográficas. Nos resultados da busca, clicou em um link e carregou um app simples da B&H. O sistema já veio até logado no Wallet para que o usuário não precise digitar seu endereço ou cartão de crédito.
O Google também fortaleceu sua solução de realidade virtual com o lançamento do Daydream VR. A plataforma agrupa suporte para sistema operacional e aplicativos, além de um hardware mais robusto que seu antecessor (o Cardboard).
Assistente pessoal
As novidades tocaram, também, temas de inteligência artificial. A empresa lançou o Assistant, um novo assistente pessoal. O sistema não é um programa separado como o Cortana (Microsoft) ou os chatbots (Facebook). Em vez disso, parece se ligar às habilidades de buscas que já estão presentes nos vários aparelhos e sistemas do Google.
Sundar Pichai, CEO da companhia, afirma que a ferramenta foi criada para ser sociável e ajudar os usuários a realizarem tarefas com base no reconhecimento do perfil de cada pessoa conectada aos serviços da provedora.
“Quais filmes estão passando hoje?”, perguntou o executivo à máquina, que respondeu – em linguagem natural – com uma lista de filmes que a ferramenta achou que aquele usuário iria gostar e estavam passando no cinema local.
O Assistant é essencialmente o que teríamos se o Google Now e o Siri, da Apple, tivessem um filho. E dá à gigante de buscas uma maneira já muito necessária para injetar seu conhecimento profundo baseado na web no mundo dos apps que estão lentamente substituindo a web aberta nos aparelhos móveis. A novidade chega até o final do ano, fique de olho.
Mensagens inteligentes
A companhia revelou, ainda, dois novos aplicativos móveis que representam uma resposta direta a nomes como WhatsApp e Skype. Ambos os apps estarão disponíveis para aparelhos iOS e Android no próximo trimestre.
Enquanto o Allo é um sistema de mensagens que possui como diferencial o fato de trazer o Assistant embutido, permitindo que o usuário “converse” com a gigante de buscas, podendo fazer basicamente qualquer tipo de pergunta.
Já o Duo é um aplicativo de videochamada também exclusivo para aparelhos móbile. De acordo com a provedora, uma das vantagens da ferramenta é sua rapidez e a interface bastante simples para facilitar a vida do usuário - setor em que o Skype, um dos pioneiros do segmento, podia muito bem melhorar. No entanto, o app não permite que você realiza videoconferências. Por enquanto, pelo menos.