Google Chrome vai ganhar seu próprio AdBlock

AdBlock

Desde o lançamento do Chrome, o AdBlock sempre se destacou como uma das extensões mais populares do navegador. No entanto, em um futuro muito próximo, ele pode deixar de ser necessário, já que a própria Google planeja adicionar um bloqueador de anúncios ao seu browser — só que de uma forma um pouco diferente.

De fato, não faria o menor sentido a Google trabalhar com um sistema de publicidade e simplesmente barrar todo e qualquer anúncio como o AdBlock faz. Assim, a proposta da empresa é eliminar apenas aquelas propagandas consideradas negativas, sejam elas incômodas ou intrusivas demais para o usuário. Assim, o Chrome continuaria sendo útil e funcional para a maioria das páginas, principalmente aquelas que utilizam o AdSense.

Para ajudar a desenvolver esse filtro, a Google se uniu com a Coalition for Better Ads, que, como o próprio nome sugere, é um grupo formado para fazer com que os anúncios na internet sejam melhores e mais interessantes para o público. Assim, a nova ferramenta não iria bloquear tudo o que pudesse surgir de publicidade, mas apenas aqueles que ficassem abaixo do considerado ideal, seja quando abre um vídeo sem a permissão do usuário, bloqueia a página ou simplesmente faz de uma forma que a pessoa não gosta.

É claro que, ao fazer isso, a Google abre um enorme porém nessa história toda. Afinal, quem disse que aquilo é ruim? Pode ter certeza de que vamos ouvir muitas reclamações sobre a empresa estar tentando moldar a publicidade na internet do seu modo, ditando regras e simplesmente excluindo outras opções de alcançar o público. Isso sem falar de uma evidente monopolização do mercado, que vai ficar ainda mais concentrada em torno do modelo do AdSense. É, de fato, uma novidade bastante polêmica.

Ainda assim, a expectativa é que o recurso seja apresentado já no início de 2018.