Google Drive encerra oficialmente suporte para PCs Windows XP e Vista

Com isso, plataforma de armazenamento na nuvem da gigante segue os passos do rival Dropbox. Trocar de máquina, versão web ou usar outro serviço são soluções.

O Google anunciou recentemente o fim do suporte da versão desktop do seu serviço Drive para máquinas Windows XP, Vista e Server 2003. O suporte do Google Drive para essas versões do Windows será encerrado oficialmente em 1º de janeiro de 2017.

Essa é a segunda grande plataforma de nuvem a abandonar versões mais antigas do Windows após o Dropbox fazer o mesmo em abril.

Mas o que os usuários do Drive e que usam o XP e o Vista podem fazer? Além de obviamente trocar de máquina por uma nova com o Windows 10, há algumas outras soluções.

Ao contrário do Dropbox, o Google não vai desabilitar o Drive para desktop. Desde que você já tenha o aplicativo instalado e rodando em um PC com Windows XP e Vista antes de 1º de janeiro de 2017, você poderá continuar usando o software.

Mas mesmo com o software ainda funcionando, o Google destaca que o programa “não será ativamente testado e mantido”. Isso significa que, caso uma falha de segurança séria seja descoberta, as versões do Drive para o Windows XP e Vista não receberão patches com soluções, deixando os usuários em risco de serem hackeados. E se você ainda estiver usando o Windows XP, que não recebe mais atualizações, então o risco de uma falha crítica no sistema não é mais uma preocupação.

Também é possível continuar usando o Drive apenas pela versão web, desde que seu navegador possua suporte para isso, é claro.

Por fim, outra opção é buscar outra plataforma que ainda ofereça suporte para essas versões antigas do Windows.