Google News dará maior destaque a agências de notícias locais
Serviço passará a acrescentar tag de "fonte local", quando reportagens ganharem interesse nacional
Há duas formas de uma reportagem ganhar amplitude nacional: quando uma empresa de mídia nacional cobre um assunto ou quando uma empresa local dá o furo jornalístico. Agora, o Google News dará um pouco mais de atenção a última opção.
A partir desta segunda-feira, leitores do Google News começarão a identificar uma tag de “Local Source” ou “Fonte Local” em reportagens que ganharam cobertura de organizações de mídia locais. Isso é similar a outras tags que o Google News usa, como o “Explorar em Detalhes” e “Altamente Citada”.
Até então, o Google News não tem feito um bom trabalho em trazer à tona blogs ou mesmo sites especializados em certos assuntos quando um furo é dado. "Quando uma história local é selecionada por grandes empresas de mídia, pode ser difícil para fontes locais serem escutadas mesmo depois de um trabalho árduo de pesquisa para dar a história”, admitiu James Morehead, gerente de produto do Google News.
Agências de notícias locais podem, com frequência, acrescentar mais informações sobre uma situação que está em andamento do que uma agência de notícias nacional.
Para descobrir o que é uma fonte local ou não, o Google diz que irá além de destacar sites de notícias baseados em uma região. A companhia também comparará as regiões mencionadas em outras matérias publicadas anteriormente e compará-las com o local atual da matéria. Se as duas baterem, a matéria poderá ganhar uma tag de busca local.
A nova tag “fonte local” aparecerá nos resultados expandidos em PCs e no app "Google Notícias e Clima" para Android e iOS.
O impacto na sua casa
Combinar as origens de matérias anteriormente publicadas com aquelas que são atuais é um importante passo, tendo em vista que o Google quer ir além de dar destaque a mídias locais. A companhia também quer destacar sites e blogs focados na produção de jornalismo local, mas que não integram necessariamente uma organização grande de mídia.
O Google News já vinha colocando certa ênfase em buscas não tradicionais na seção local do Google News. Agora, entretanto, a gigante de buscas quer colocar tais fontes locais na frente de mais pessoas quando uma reportagem ganhar interesse nacional.