Google usará somente energia renovável para alimentar seus data centers

O Google informou nesta terça-feira (06) que todos os seus data centers e escritórios ao redor do mundo serão alimentados inteiramente com fontes de energia renovável a partir do ano que vem. 

A companhia é uma das maiores compradoras de energia renovável do mundo, tendo no ano passado comprado 44% de sua energia a partir de usinas solares, sendo a maioria delas localizadas nos Estados Unidos. Um representante da companhia informou ao jornal The Guardian, que a empresa não descarta a possibilidade de investir em energia nuclear no futuro. 

A gigante de tecnologia disse que levou cinco anos para alcançar 100% do seu objetivo, devido a complexidade envolvida em negociar acordos de compra de energia. 

A principal demanda de energia do Google são seus data centers e a companhia tem testado experimentos para melhorar a eficiência dos mesmos através da inteligência artificial. 

Vale ressaltar que o compromisso com fontes renováveis de energia não se trata apenas de ser "ambientalmente correto". 
 
A própria companhia observa que a energia solar, eólica e outras energias renováveis, estão se tornando fontes de energia mais baratas quando comparadas às tradicionais. Dessa forma, ao investir no desenvolvimento de projetos de geração de energia limpa, o Google também está visando, a longo prazo, a redução de seus custos de operação, ainda mais quando seus serviços baseados em nuvem tendem a crescer.