Governo seleciona projetos para criação de Cidades Inteligentes

cidade

Projeto tem como objetivo modernizar a gestão das prefeituras por meio de infraestrutura de rede de alta capacidade

O Ministério das Comunicações publicou na quinta-feira (12/05) uma portaria que abre o processo de seleção dos municípios para o programa Minha Cidade Inteligente. O esforço representa uma evolução da iniciativa Cidades Digitais. As prefeituras interessadas poderão concorrer em três grupos, de acordo com o tamanho de sua população.

O projeto tem como objetivo modernizar a gestão das prefeituras contempladas por meio de infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade, que conectará órgãos públicos locais, além de pontos públicos de acesso gratuito à internet pela população e capacitação aos servidores.

O programa também prevê ações na área de Internet das Coisas, também por meio de instalação de recursos tecnológicos que permitam monitorar serviços como iluminação, trânsito e segurança. “O objetivo é obter dados que permitam uma gestão mais eficiente desses setores por parte das prefeituras”, informa o órgão.

A seleção dos municípios será feita em três diferentes categorias: pequeno (menos de 100 mil habitantes); médio (entre 100 mil e 1 milhão de habitantes) e grande (mais de 1 milhão de habitantes). Preferencialmente, 60% dos municípios selecionados em cada grupo deverão ser das regiões Norte e Nordeste.

As prefeituras poderão, a partir da próxima segunda-feira (16), encaminhar ao Ministério das Comunicações a manifestação de interesse em participar da seleção.

O e-mail é cidades.inteligentes@comunicacoes.gov.br. Já o prazo de inscrição das propostas terá início no dia 1º de junho e se estenderá até o dia 30 de junho. Em seguida, haverá a análise e seleção dos municípios. A previsão é de que a divulgação dos municípios selecionados ocorra em agosto.