Com uma média de mais de 500 mil pessoas atendidas ao ano, incluindo oficiais do Exército, da Aeronáutica, da Marinha e a Presidência da República, o Hospital das Forças Armadas(HFA) de Brasília contratou a Pure Storage para melhorar seus processos e aumentar o número de atendimentos. A ideia era tornar esse atendimento mais humanizado através de um novo sistema de armazenamento de dados. O hospital implantou no HFA o Hospitalar Soul MV para gerenciar toda a instituição, desde a área médica até contas e controle de estoque e por isso precisavam de uma nova solução de armazenamento de dados.
“Temos grandes expectativas para os próximos meses porque o software de gestão vai abarcar todos os sistemas do HFA e, por isso, vai exigir uma capacidade muito grande de processamento”, afirma o Major Lauria, gestor de TI do Hospital das Forças Armadas. A estratégia, segundo o Major, influenciará a rotina do Hospital inteiro. “À medida que atendemos mais pacientes, melhoramos a nossa receita e aprimoramos a nossa capacidade de atendimento aos usuários, além de destinarmos mais investimentos para a área de pesquisa, um dos pilares da entidade”.
A Pure Stoge calcula em mais de 1,5 mil usuários cadastrados para a utilização do sistema, que realizam cerca de 500 acessos simultâneos diariamente, em três turnos de trabalho. Com a expectativa de aumento significativo do número de acessos, principalmente na busca de imagens e prontuários eletrônicos, o storage anterior não suportaria adequadamente a demanda.
Desde a implantação de dois FlashArrays da Pure Storage, cada um com 5 TB de armazenamento, a velocidade do sistema aumentou em três vezes e a expectativa é que chegue a nove. A mudança também melhorou, de acordo com o Major Lauria, a comunicação da área técnica com a de negócios, proporcionando uma melhor performance nos sistemas estruturantes do Hospital.
Houve melhora também em relação à taxa de compressão de dados. O espaço dedicado para o armazenamento já diminuiu em 4 vezes, com perspectiva de cair para nove quando o sistema estiver funcionando plenamente, sem falar na redução de gastos com energia elétrica e no desempenho da solução que supera as métricas de SLA requisitadas pelo HFA.