IBM integra capacidades cognitivas do Watson nos apps MobileFirst para iOS

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Anúncio foi feito durante o evento World of Watson, em Las Vegas. Recurso cognitivo do Watson será integrado ao reconhecimento de voz do iOS 10 da Apple

A IBM anunciou nesta terça-feira (25/10) a integração das capacidades de computação cognitiva do Watson na série de aplicativos MobileFirst desenvolvidos por ela para o sistema operacional iOS, da Apple. A decisão dá aos apps capacidade de reconhecimento de linguagem natural e voz, permitindo aos usuários interagir com o aplicativo por meio de conversação.

Segundo a IBM, a integração das capacidades cognitivas do Watson deverá ajudar a aumentar produtividade e melhorar a experiência de diferents profissionais corporativos que usam dispositivos móveis da Apple com apps MobileFirst e apps customizadas para IOS para trabalhar. Com a API para interação por conversação, por exemplo, um usuário pode controlar um aplicativo IBM MobileFirst por voz.

O set de APIs que inclui IBM Natural Language Processing e Watson Conversation foi otimizado para trabalhar com o novo framework de reconhecimento de fala do iOS 10, permitindo suporte a interação por linguagem natural entre usuário e dispositivo móvel, facilitando tomada de decisões e dando uma alternativa "hands free" para o uso do dispositivo.

“A Apple e a IBM decidiram há mais de dois anos que iriam ajudar a definir o mercado de mobilidade corporativa. Estamos hoje levando essa decisão a um novo patamar ao combinar o poder do Watson com o novo framework de reconhecimento de fala do iOS 10. As combinações e possibilidades são virtualmente infinitas", diz Mahmoud Naghshineh, diretor geral da parceira Apple e IBM.

O executivo dá como exemplo o trabalho de um técnico de campo que, usando um dispositivo móvel equipado com o aplicativo Find & Fix integrado com o Watson, poderia interagir por voz com o aplicativo enquanto ocupa-se do conserto de um equipamento em campo pedindo, por exemplo, aos serviço Watson que acessasse manuais para fornecer sugestões de como consertar o problema.

Os serviços do Watson são entregues através da IBM Cloud, portanto todas as novas capacidades cognitivas podem ser facilmente integradas aos apps IBM MobileFirst para iOS, mesmo aquelas que já estejam em uso atualmente.

Ao serem integradas com a tecnologia Watson, os apps para uso corporativo passam a ter habilidades de entender, avaliar e aprender baseados em data analytics profundo. A lista de profissionais que serão positivamente afetados pela novidade incluir atendentes de voo em companhias aéreas (Passenger + app); vendedores, usando o app Sales Assist; e consultores financeiros usuários do app Trusted Advice.