Inatel cria laboratório para teste e desenvolvimento de soluções em IoT
Smart Campus em Minas Gerais nasceu da união de projetos desenvolvidos por alunos e ex-alunos, startups e do Inatel Competence Center
Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, ganhou um centro dedicado à pesquisa, desenvolvimento e teste de soluções voltadas para a Internet das Coisas (IoT).
Batizado de Inatel Smart Campus, o programa nasceu da união de projetos desenvolvidos por alunos e ex-alunos, startups e do Inatel Competence Center (ICC). A iniciativa está aberta para parcerias com empresas dispostas a investir na pesquisa e também em testar produtos em desenvolvimento. Outra vocação do programa é apoiar o empreendedorismo brasileiro destinado à IoT.
A primeira solução aplicada à rede de IoT do Inatel é a de iluminação inteligente, desenvolvida pelo ICC e as startups Das Coisas e Tacira.
Tratam-se de 75 postes do campus com a solução automatizada, capaz de fazer a leitura da luminosidade local para o acionamento e desligamento das lâmpadas, além da leitura de potência consumida da rede.
Para Leandro Guerzoni, que coordena as ações do Smart Campus, a proposta do Inatel é a de criar uma rede de conectividade aberta e convergente com outras redes e diferentes tecnologias para a oferta de diversos serviços.
"Atualmente há diversas tecnologias envolvidas em soluções de IoT e estas não necessariamente conversam entre si. A rede que o Inatel está propondo deverá ser homogênea e interoperável com as soluções do mercado", resume Guerzoni.