Liberty Seguros amplia produtividade com estratégia de home office

trabalho em casa

Processo começou a partir de um projeto de virtualização de desktops no call center da seguradora

O trabalho remoto traz diversos benefícios, tanto para as empresas quanto para seus colaboradores. Uma pesquisa da Dell, divulgada em 2015, indicou que entre os profissionais brasileiros que trabalham de casa, 49% sentem menos estresse e 54% se consideram mais produtivos. 

Implementar práticas de home office, porém, passa longe de ser trivial. A Liberty Seguros vem superando essas barreiras.

A seguradora começou a desenvolver sua estratégia de trabalho remoto em 2014, a partir de um projeto de virtualização de posições de atendimento em seu call center. A iniciativa contemplou o uso de redes privadas (VPN) e uma solução de virtualização para entregar acesso seguro aos sistemas corporativos.

A primeira onda da tecnologia contemplou 30 colaboradores (aproximadamente 10% dos trabalhadores da área), que passaram a acessar todas as ferramentas de trabalho por meio do Citrix XenDesktop, que permitiu também aos supervisores monitorar as equipes e compartilhar conteúdos de suporte para a realização dos atendimentos.

À medida que a estratégia se provava eficaz e a tecnologia era validada, mais trabalhadores eram migrados para o modelo. Hoje são cerca de 70 funcionários do centro de atendimento trabalhando a partir de suas próprias casas. A ideia é levar o recurso para mais 100 pessoas para o modelo no próximo ano.

“A solução trouxe uma maior agilidade e disponibilidade no acesso às ferramentas da companhia”, cita Ana Lucia D´Amaral, CIO da Liberty Seguros, para destacar: “O atendimento é uma atividade essencial no nosso segmento, pois muitas vezes lidamos com o cliente em um momento de tensão, quando está comunicando um sinistro”.

A solução gerou um aumento de 17% na produtividade dos funcionários trabalhando em sua própria casa. Dessa forma, o projeto no call center serviu como ponto de partida para proliferação da cultura de trabalho remoto na seguradora.

A companhia passou a oferecer a possibilidade de home office a um grupo cada vez maior de funcionários. Além do call center, a Liberty Seguros está implementando o trabalho remoto para outros departamentos, como Marketing, Jurídico e Recursos Humanos.

Durante dois dias da semana, cerca de 90 funcionários dessas áreas acessam suas ferramentas de trabalho exatamente como no escritório, de forma remota e segura, em seus equipamentos pessoais, como notebooks, celulares ou tablets.