Mercado de serviços de TI no Brasil cresceu 6% no primeiro semestre de 2019
O estudo IDC Semiannual Services Tracker 2019H1 da IDC Brasil, focada em inteligência de mercado, serviços de consultoria e de conferências para indústrias de tecnologia de informação e comunicações, mostra que o mercado brasileiro de serviços de TI cresceu 6,1% no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Entre as demandas que influenciaram este resultado estão as migrações de workloads para a nuvem, serviços de suporte e consultoria para adoção de tecnologias, como inteligência artificial e big data & analytics, e serviços de provedores de nuvem, que fornecem infraestrutura, plataformas e/ou softwares por meio de rede.
Ainda de acordo com a pesquisa, a área que mais se destacou no período foi a de serviços gerenciados, uma tendência prevista pela IDC no início de 2019 para alcançar uma TI flexível no ponto de vista, não só de operação, mas de custo.
As médias empresas e o mercado financeiro ganharam notoriedade. Este último segmento registrou importantes movimentações dos bancos tradicionais e digitais, além das fintechs. Já as médias empresas se tornaram alvo de grandes provedores de serviços com ofertas mais estruturadas. “Os investimentos feitos pelo mercado financeiro, por exemplo, são benéficos para o cliente, que tem a sua experiência de usuário mais ágil e fluida, e para o mercado como um todo, promovendo a competição e busca por excelência”, completa Luiz Monteiro, analista de pesquisa e consultoria em serviços de TI da IDC Brasil.