Microsoft apresenta acessório Surface Dial para criadores de conteúdo
No formato de um disco de hóquei, novo acessório permite que usuários acessem diversas ferramentas em seus Surfaces Pro, Book e Studio.
Às vezes as ferramentas versáteis não são o bastante. A flexibilidade do mouse e do teclado os tornaram obrigatórios nos PCs nas últimas décadas, mas a Microsoft acaba de apresentar um novo aparelho mais voltado para artistas chamado de Surface Dial para acompanhar o seu primeiro PC desktop, o Surface Studio.
Com visual que lembra um disco de hóquei, o novo Surface Dial é feito para trabalhar em conjunto com a caneta Surface Pen. No entanto, o Dial não parece ter nenhum botão próprio.
Ao colocar o aparelho sobre a tela ultrafina do Surface Studio, é aberta uma interface contextual em formato de roda com várias opções em torno do Dial, pelas quais você pode navegar ao girar o aparelho.
Durante demonstrações feitas no palco do evento da Microsoft, o Dial mostrou ferramentas de pincel e outras opções relacionadas quando foi usado com um app de edição de imagem, e uma ferramenta analógica de rebobinar para exibir e esconder notas feitas a mão no Office. E você também precisa levar em conta que o novo aparelho da Microsoft terá suporte nativo para o recém-anunciado Paint 3D para Windows 10.
E o Surface Dial também pode ser usado quando não está colocado diretamente na tela. Ao ativá-lo, uma versão virtual do gadget aparece na tela, com várias opções disponíveis dependendo do que você estiver fazendo. É possível fazer scroll, dar zoom e usar recursos de navegação - funções incluem ajustes de volume e do brilho da tela.
O suporte para o Surface Dial já vem incluído “de fábrica” no novo Windows 10 Creators Update, assim como nos seguintes aparelhos: Surface Studio, Surface Pro 3 e 4, e Surface Book
Infelizmente, a Microsoft não revelou o preço nem a data de lançamento do Surface Dial, afirmando apenas que o novo Surface Studio estará disponível em quantidades limitadas no final deste ano por salgados 3 mil dólares.