Microsoft e Banco Votorantim vão investir juntos em fintech no Brasil

A Microsoft e o Banco Votorantim vão investir juntos em startups de tecnologia para a área financeira, ou fintechs. É um reforço dos interesses da gigante estadunidense no Brasil, que abre mais uma área em seu portfólio de investimentos.

A novidade foi avançada em entrevista a agência Reuters e a parceria começa com um investimento de RS$3 milhões no fundo BR Startups criado pela Microsoft. A expectativa é financiar uma mão cheia de startups fintech, com investimentos entre RS$250 mil e RS$1,5 milhões.

“Estamos buscando startups que já passaram da fase de validação e desenvolvimento do produto e precisam capital para crescer e ganhar tração no mercado”, disse Gabriel Ferreira, diretor de estratégia, planejamento e empréstimos no Banco Votorantim.

A parceria mostra que tem cada vez mais bancos brasileiros olhando essa onda de inovação das fintechs, que têm potencial para causar disrupção no mercado.

Franklin Luzes, diretor operacional da Microsoft Participações (o braço de investimento da empresa no Brasil) diz que as startups que os parceiros buscam são as que arriscam cair no “vale da morte” entre as primeiras rodadas de investimento e as rodadas mais tardias, entregues a firmas de investimento tradicionais.

O BR Startups foi criado em 2014 para suprir essa necessidade. Atualmente vale RS$17 milhões, está apoiando 70 startups e já levou a seis aquisições.

Em 2016, o fundo está centrado em parcerias com investidores-âncora como o Banco Votorantim, com o objetivo de focar em investimentos em suas áreas de especialidade, explicou Franklin Luzes. A primeira dessas parcerias foi anunciada em julho: a Microsoft assinou um acordo com a Monsanto dedicado a investimentos no setor agrícola.