Microsoft encerra suporte ao SQL Server 2005 na terça-feira

Fabricante de TI encoraja usuários a migrarem para versão 2014 ou para Azure SQL Database
Terça-feira, 12 de abril de 2016, marca o fim do suporte ao SQL Server 2005. Isso significa ofim das atualizações oferecidas pela Microsoft, o que pode acarretar riscos graves de segurança e compliance para as organizações.
A fabricante de TI encoraja os usuários a migrarem para versão 2014 da tecnologia, ou para Azure SQL Database. Essas, contudo, não são as únicas opções.
Esses processos de atualização tecnológica consomem certo tempo e planejamento. Assim, caso sua empresa ainda não esteja tocando a iniciativa, é importante encontrar uma abordagem que reduza a exposição de seus ativos aos riscos.
Infelizmente, fazer o upgrade do SQL Server não se trata apenas de plugar uma nova versão, as aplicações construídas no banco de dados talvez representem um desafio ainda maior, uma vez que precisarão ser reconfiguradas ou atualizadas.
Pode ser interessante às empresas aproveitarem esse momento para olharem com cuidado seus sistemas e categorizá-los entre: 1) os puramente internos e que não requerem ações imediatas; 2) os que necessitam upgrade; ou 3) aqueles que necessitarão de um suporte adicional da Microsoft.
Consultores indicam que, muito comumente, as empresas viverão um cenário com pelo menos duas dessas realidades. Além disso, muitos destacam que talvez seja a hora (e a oportunidade) de abraçar com mais intensidade o conceito de computação em nuvem para essas ferramentas. A Microsoft oferece um sistema open source para ajudar as empresas em seus processos de migração.

