Microsoft encerra suporte do Windows 8; atualize para o Windows 8.1
O suporte ao Windows 8 será encerrado pela Microsoft, a partir desta terça-feira (12). Isso significa, na prática, que o sistema operacional deixará de receber atualizações de segurança e correção de problemas diversos e design de interface a partir dessa data.
Por esse motivo, é recomendado que os usuários do sistema procurem atualizá-lo para o Windows 8.1, que deverá ser mantido pela Microsoft até 2023.
A situação do Windows 8 é diferente de outras versões do sistema como o Windows 10, que tiram partido da política de vida longa da Microsoft que prevê 10 anos de suporte estendido. Isso ocorre porque a Microsoft trata o Windows 8.1 como um “service pack” lançado para Windows 8.
De acordo com as políticas da Microsoft, o Windows 8 terá o ciclo de suporte encerrado ao término do espaço de tempo de dois anos desde o lançamento do último service pack, prazo que se encerra nesta terça (12). Caso essa atualização não tivesse sido lançada, o sistema operacional, liberado em 2012, teria vida prolongada na forma de atualizações até 2022.
O episódio acaba criando uma situação curiosa em que produtos anteriores, como o Vista e o Windows 7, contam com suporte planejado que vai além daquele oferecido ao sucessor. O Vista, lançado em 2007, terá atualizações planejadas até 2017 e o Windows 7 até 2020.
Windows 8.1 tem suporte até 2023
Para quem atualizar seu computador para o Windows 8.1, vale ressaltar que o suporte deve continuar até 2023. Como não há riscos de que um novo service pack seja disponibilizado para essa versão, o período não deve ser encurtado.
Aos usuários do sistema operacional resta realizar atualizações para Windows 8.1, ou fazer upgrade para o Windows 10, opções interessantes já que o processo para obter essas versões é simples e gratuito.
Há ainda a opção de fazer downgrade para o Windows 7 que, lançado em 2010, terá suporte garantido até 2020.