Microsoft patenteia leitor de digital e gestos como o do Google Pixel
O site PatentlyMobile descobriu um registro de patente feito pela Microsoft relativo a um leitor de impressão digital muito parecido com o que é usado no Google Pixel, o sucessor do Nexus lançado há dois meses. O sensor patenteado é capaz de compreender movimentos feitos com o dedo na tela para realizar tarefas pré-programadas.
Segundo uma análise da patente, com esse leitor é possível realizar três gestos na interação com a tela: tocar, tocar e segurar e tocar e arrastar. Esse tipo de tecnologia também estaria sendo desenvolvido pela Samsung e pela Apple para seus próximos dispositivos móveis top de linha.
De volta ao jogo
A patente, registrada em junho de 2015, explica: “Em uma ou mais implementações, um dispositivo computacional inclui um sensor biométrico, como um leitor de impressão digital, que é configurado para detectar entradas gestuais. Quando uma entrada gestual é recebida de um usuário, o sensor detecta características biométricas e determina um gesto com base na entrada”. Caso o usuário não seja autenticado antes do movimento, o smartphone reage de outra maneira.
A existência dessa patente pode não significar nada, mas nos leva a crer que ele seja usado no Surface Phone, que, segundo boatos, pode ser apresentado na MWC 2017, no fim de fevereiro. Caso isso esteja correto, dá para ver que a Microsoft não está medindo esforços para voltar com tudo para o competitivo mercado de smartphones.