Microsoft pode matar de vez papel e caneta com o Windows Ink

Microsoft sabe que, apesar de estarmos cada vez mais dependentes dos eletrônicos e das plataformas digitais, não deixamos de lado o papel e a caneta — seja para fazer notas, desenhos ou até serviços profissionais. Por isso, o executivo Bryan Roper apresentou durante a conferência de abertura da Build 2016 uma nova plataforma que une tecnologia com técnicas tradicionais e pode aposentar de vez os objetos físicos: a tecnologia Microsoft Ink e o chamado Ink Workspace.

A ideia do Workspace é ser uma espécie de loja integradora para tecnologias e apps que utilizem escrita e desenho como parte do cotidiano — ou se beneficiem disso. A Microsoft acredita que qualquer pessoa que use uma Stylus pode ser o público-alvo, não só os designers ou ilustradores. Por isso, itens como Maps, Office e da Adobe receberão integração completa.

Todos ganham

Entre as novidades, o app nativo Notes vai reconhecer lugares e horários automaticamente para que você crie recados e alarmes com cada vez menos o uso de letras digitadas no teclado. No caso dos mapas do Windows, você pode marcas dois pontos com a caneta e aguardar que o programa calcule rotas e distância. No caso de imagens em 3D, o funcionamento é ainda mais incrível.

Os ilustradores se beneficiam da precisão do Microsoft Ink em conjunto com softwares já especializados, como o Adobe Illustrator CC.