Microsoft prepara serviço que simplifica acesso a redes Wi-Fi

A Microsoft está preparando um novo serviço chamado Microsoft WiFi, que, como o próprio nome sugere, propõe simplificar a vida de quem depende de internet sem fio para se conectar enquanto está fora de casa, mas não quer depender do 3G, ou 4G.
A empresa já disponibilizou o site microsoftwifi.com, mas ainda não oficializou seu lançamento. Em contato com o VentureBeat, a Microsoft confirma o plano, “que irá trazer Wi-Fi descomplicado para milhões”, segundo um representante.
O serviço deve ser multiplataforma, como tudo que a empresa tem feito nos últimos tempos. A página oficial mostrava links para download de aplicativos para Windows, Mac, Android, iOS e Windows Phone. Será possível procurar por um hotspot próximo para se conectar por meio de um mapa interativo disponível no aplicativo.
Uma descrição no site, que já foi removida, explicava o funcionamento:
“Não gaste seu tempo preenchendo formulários com informações pessoais ou gerenciando diferentes operadoras para se conectar. Registre-se uma vez e pronto: você estará automaticamente conectado com uma vasta gama de provedores de Wi-Fi pelo mundo”.
Contudo, nem todos poderão usar o serviço. O site descreve que apenas algumas pessoas “elegíveis” poderiam baixar e usar o aplicativo. A empresa planeja lançar versões do serviço para empresas e para indivíduos, mas inicialmente, só terão acesso:
- Assinantes do Skype WiFi ativos
- Empregados de empresas que assinam o Office 365 corporativo
- Clientes que receberam uma oferta especial de Wi-FI da Microsoft
O serviço já está confirmado, mas como ele ainda não foi lançado, há muitos detalhes nebulosos. Aparentemente, a Microsoft quer oferecer um serviço pago que conecte automaticamente o usuário a redes públicas, atingindo 10 milhões de hotspots Wi-Fi em 130 países.

