Novo software da Adobe permite trabalhar com palavras nunca ditas antes

Quem é antenado em tecnologia certamente já ouviu falar da Adobe ao menos uma vez. Dona de diversos softwares usados por milhares de pessoas ao redor do globo, ela anunciou, durante a conferência Adobe MAX realizada em San Diego na última quinta-feira (3), o seu mais novo projeto: um programa conhecido como Project VoCo.

Até o momento, não se sabe se a empresa tem planos de tornar o Project VoCo algo comercial, mas o seu conceito é no mínimo curioso. Ao utilizá-lo, o usuário tem a possibilidade de adicionar palavras que não estão no banco de dados do programa, sejam elas reais ou algo que apenas você e mais meia dúzia de pessoas são capazes de compreender.

E como isso funciona?

Segundo seus criadores, o Project VoCo é capaz de gerar palavras novas com base em uma voz que já esteja gravada. Um detalhe curioso é que o software pode reconhecer alguns detalhes do tipo de voz da pessoa e aplicá-los em um texto, por exemplo (entretanto, é preciso ter cerca de 20 minutos de material gravado).

 

“Quando estão gravando narrações e diálogos, as pessoas geralmente gostariam de mudar ou inserir uma palavra ou algumas palavras seja por um erro que cometeram ou simplesmente porque gostariam de mudar parte da narrativa. Desenvolvemos a tecnologia chamada Project VoCo em que você simplesmente digita a palavra ou as palavras que gostaria de mudar ou inserir na narração. O algoritmo faz o resto e tudo vai soar como se a pessoa que falou originalmente tivesse dito aquelas palavras”, explicou a Adobe.

Um detalhe interessante é que a Adobe não classifica esse projeto como algo capaz de apenas utilizar uma tecnologia de fala, mas um recurso capaz de “converter vozes” sem praticamente nenhum tipo de intervenção manual.