Novo update Ubuntu 15.10 "Wily Werewolf" chega com poucas mudanças

Vamos ser honestos: os lançamentos do Ubuntu para desktop vem sendo pouco impressionantes há algum tempo. Há um ano, escrevi que as mudanças sutis do Ubuntu 14.10 eram “a calmaria antes da tempestade”. Mas o Ubuntu 15.04 veio com poucas novidades que se destacam, e nesta semana, o Ubuntu 15.10 está entre nós.

A tempestade ainda não chegou – sempre parece a uma ou duas versões de distância. Os desenvolvedores da Canonical ainda estão trabalhando no Ubuntu para celulares, o desktop convergido ainda não está pronto, e o hardware prometido continua a ser adiado. Mas isso não significa que o Ubuntu 15.10 não tenha algumas novidades úteis, mesmo que não mudem o mundo.

Barras de scroll

A maioria das mudanças são simplesmente melhorias nos pacotes de software do Ubuntu. O update Wily Werewolf traz o Linux kernel 4.2 com a versão inicial do novo driver AMDGPU. O LibreOffice agora está na versão 5.0.1, fornecendo habilidades melhoradas para a edição de documentos. E o Firefox e o Chromium foram atualizados para suas versões mais recentes.

No lado do desktop, o desktop Unity se beneficia uma vez que a maioria dos seus suportes GNOME foram atualizados para o GNOME 3.16. O desktop MATE usado pelo Ubuntu MATE agora está na versão 1.10, e os efeitos desktop 3D agora funcionam melhor com o MATE.

A mudança mais notável é o fato do Ubuntu ter abandonado as barras de scroll encobertas – que apareciam apenas quando você passava o mouse sobre elas – e adotar barras de scroll GNOME mais padrão, que sempre aparecem nas janelas. 

O desktop Unity 7 padrão também viu algumas mudanças, e as notas do update prometem “soluções de bugs e melhorias de qualidade incrementais” no desktop. Não é surpreendente que os desenvolvedores Ubuntu não querem passar mito tempo no desktop atual uma vez que o Unity 7 será abandonado em troca do Unity 8 quando chegar a prometida convergência entre PCs e smartphones.