Nuvem e flash. EMC define suas apostas tecnológicas para o futuro

emc unity

Fabricante lançou um sistema de storage flash de baixo custo e disponibilizou um serviço de armazenamento cloud que concorre com AWS

A EMC parece não querer mais lutar contra conceitos que influenciam radicalmente o segmento tecnológico onde atua. A fabricante intensificou sua abordagem e apresentou novidades para fortalecer suas linhas de produtos em flash. Além disso, lançou uma oferta de storage em nuvem pública.

A empresa ainda aguarda a conclusão da compra pela Dell. A fusão das duas companhias deve dar uma nova cara aos negócios. Porém, é possível ver um esforço para adequar o portfólio para um ambiente de negócios cada vez mais impactado pela Internet das Coisas e análises de Big Data em tempo real.

Um dos lançamentos apresentados durante o EMC World 2016, em Las Vegas, foi o Virtustream Storage Cloud, serviço desenhado para competir contra ofertas de armazenamento em nuvem pública da Amazon Web Services.

 

A provedora  garante que a solução é mais robusta e tem melhor custo de propriedade em comparação a seus concorrentes. Além disso, diz que a tecnologia tem aspectos mais elevados de segurança e simplicidade na comparação contra serviços da AWS e mesmo Microsoft Azure.

Outra aposta foi uma linha de equipamentos totalmente flash de baixo custo. De acordo com a companhia, a soluções é voltada para companhias de médio porte. Os sistemas Unity custam cerca de US$ 18 mil.

O produto reafirma a visão da companhia que 2016 será o ano do flash. Em março, a empresa disponibilizou uma versão do array VMAX, sua principal plataforma de armazenamento corporativo, baseada em discos de estado sólido (SSD). A novidade foi classificada pela fabricante como um “salto quântico” pela provedora.

Assim como a EMC, outros players reforçam suas apostas em sistemas de storage flash. A IBM, por exemplo, expandiu suas linhas de produtos na tecnologia em um movimento focado em aplicações de inteligência artificial. A NetApp também tem dado cada vez mais atenção ao formato.

A tendência é que produtos como o Unity sejam cada vez mais comum no mercado. Analistas da 451 Research indicam que isso deve ocorrer pela capacidade da tecnologia em comparação a discos e fitas e, especialmente, a queda no preço dos componentes, que dá mais viabilidade aos produtos.